A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
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Buscando uma alternativa de trabalhar com metodologia diferenciada de quadro, giz e livro didático, foi elaborado e executado um projeto entre 20 alunos de um 1° ano de uma escola pública, na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, o qual teve a Astronomia como temática, com intuito verificar se a fuga das aulas tradicionais auxiliaria no ensino e aprendizagem desse componente curricular. \r\n Os resultados indicam que o estudo da Astronomia é um grande recurso pedagógico pela possibilidade de contribuir com o ensino-aprendizagem, tendo proporcionado diálogos entre os conteúdos curriculares e as vivencias individuais dos educandos como também dos educadores, ocorrendo uma troca conhecimento. A construção de maquetes, relógio solar e foguetes para lançamento proporcionou aos discentes desafios e protagonismo, onde estes se viram motivados, inclusive, a realizar pesquisa extraclasse. Concluímos que metodologias diferenciadas e a busca por um ensino contextualizado podem ser ferramentas poderosas para diminuir frases corriqueiramente ditas como “Isso é muito difícil” ou “Isso não irá servir de nada na minha vida”, passando a trazer maior prazer às ações de ensinar e aprender Física. 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