A INFLUÊNCIA DA DEFICIÊNCIA MATEMÁTICA PARA COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42850 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DEFICIÊNCIA MATEMÁTICA PARA COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "A Física é uma ciência de extrema importância, pois é a partir dela que se tem acesso ao conhecimento da natureza em geral. O estudo da Física é responsável pelo avanço da humanidade na ciência e tecnologia, pois desde a antiguidade, pessoas normais, com cede de conhecimento, têm se disposto a navegar neste oceano de saber. É importante enfatizar também, que os conceitos físicos têm fundamental importância na formação de seres pensantes, porque esses não se restringem a formulações matemáticas, existindo assim, uma grande fundamentação filosófica que vem sendo aprimorada de época em época. O alto índice de reprovação em Física é muito claro, principalmente nas escolas públicas, onde esse indicador é bem maior. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em uma escola de referência estadual localizada na cidade de Petrolina-PE, visando estudar a relação entre a deficiência de aprendizagem dos alunos em Matemática e os indicativos de reprovação na disciplina de Física. O estudo foi feito com base nas coletas de dados de alunos, documentos, estatísticas e professores; onde foi elaborada uma análise detalhada em cada segmento para que fosse possível chegar a uma conclusão em relação à base matemática dos alunos para com o ensino-aprendizagem de Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA MATEMÁTICA, CONCEITOS FÍSICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID850_14052018003228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CALEB ALVES MARTINS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "CALEB PINHEIRO" "autor_email" => "caleb264@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42850 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DEFICIÊNCIA MATEMÁTICA PARA COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "A Física é uma ciência de extrema importância, pois é a partir dela que se tem acesso ao conhecimento da natureza em geral. O estudo da Física é responsável pelo avanço da humanidade na ciência e tecnologia, pois desde a antiguidade, pessoas normais, com cede de conhecimento, têm se disposto a navegar neste oceano de saber. É importante enfatizar também, que os conceitos físicos têm fundamental importância na formação de seres pensantes, porque esses não se restringem a formulações matemáticas, existindo assim, uma grande fundamentação filosófica que vem sendo aprimorada de época em época. O alto índice de reprovação em Física é muito claro, principalmente nas escolas públicas, onde esse indicador é bem maior. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em uma escola de referência estadual localizada na cidade de Petrolina-PE, visando estudar a relação entre a deficiência de aprendizagem dos alunos em Matemática e os indicativos de reprovação na disciplina de Física. O estudo foi feito com base nas coletas de dados de alunos, documentos, estatísticas e professores; onde foi elaborada uma análise detalhada em cada segmento para que fosse possível chegar a uma conclusão em relação à base matemática dos alunos para com o ensino-aprendizagem de Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA MATEMÁTICA, CONCEITOS FÍSICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID850_14052018003228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CALEB ALVES MARTINS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "CALEB PINHEIRO" "autor_email" => "caleb264@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }