AVALIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E MÉTODOS ADOTADOS POR PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SURUBIM -PE
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Para tal fim, foi produzido um questionário aberto contendo as seguintes perguntas: O que você compreende sobre avaliação escolar? Quais os métodos de avaliação que você adota? Você considera justo e satisfatório esses métodos, ou seja, são suficientes e precisos para avaliar o aluno? Por quê? Em seguida foi aplicado para estes docentes. Em outra etapa realizou-se a análise das respostas apresentadas. Foram utilizadas como base pesquisas de Luckesi (2008), Cury (1994), Gil (2008). Nesse contexto de avaliar, é de suma importância estudos e pesquisas de como a avaliação em matemática é trabalhada nas salas de aula, bem como a compreensão da necessidade de utilizar o erro como um potencial didático e construtivo no processo de aprendizagem. É preciso destacar a importância de se discutir sobre avaliação em matemática, visto que essa é uma disciplina em que os professores costumam utilizar metodologia tradicional e um único método de avaliação, a prova escrita, é como reflexo, pois esse foi o método mais citado pelos sujeitos desta pesquisa. Foi constatado que os/as professores (as) tem como concepção uma avaliação contínua e não interrompida, os métodos de avaliação usados pelos sujeitos aqui investigados são em maioria prova escrita, porém alguns citaram que usam outros métodos." 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