CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA ANTES E DEPOIS DA DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43011 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 770 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA ANTES E DEPOIS DA DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "A Evolução Biológica é um assunto de suma importância e conceito chave na compreensão das ciências da vida, e que em pleno século XXI ainda encontra muita resistência em seu aprendizado. O ensino de evolução é fundamental para o desenvolvimento científico, e pode contribuir de forma direta para uma educação crítica e científica, a exemplo a exemplo da resistência bacteriana a antibióticos e das pandemias provocadas por vírus emergentes. No contexto do ensino de Biologia, a Evolução Biológica é um dos assuntos mais complexos entre aqueles trabalhados nas escolas do ensino básico, seja pela dificuldade dos professores em abordar o assunto, já que ele envolve conteúdos abstratos, aspectos sociais, religiosos e epistemológicos, seja pelas compreensões equivocadas frequentemente manifestadas pelos alunos e professores acerca de como a Ciência explica o processo evolutivo. Foi buscado avaliar as concepções de futuros professores acerca do conceito de Evolução Biológica, a partir de uma pesquisa empírica através da aplicação de questionários com estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que englobou diversos pontos e aspectos evolutivos, com questões referentes a adaptação e seleção natural, teorias evolutivas e conceito de evolução biológica. Foi observado que tanto no turno diurno quanto no noturno, os alunos estudados obtiveram um aumento no conhecimento sobre evolução biológica após cursar a disciplina de Evolução, denotando a importância da mesma para o curso de ciências Biológicas e a defasagem com que muitos alunos chegam a universidade sobre este assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID770_27052018170958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISE DE LUCENA ANDRADE " "autor_nome_curto" => "DEISE" "autor_email" => "deiselucenapb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43011 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 770 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA ANTES E DEPOIS DA DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "A Evolução Biológica é um assunto de suma importância e conceito chave na compreensão das ciências da vida, e que em pleno século XXI ainda encontra muita resistência em seu aprendizado. O ensino de evolução é fundamental para o desenvolvimento científico, e pode contribuir de forma direta para uma educação crítica e científica, a exemplo a exemplo da resistência bacteriana a antibióticos e das pandemias provocadas por vírus emergentes. No contexto do ensino de Biologia, a Evolução Biológica é um dos assuntos mais complexos entre aqueles trabalhados nas escolas do ensino básico, seja pela dificuldade dos professores em abordar o assunto, já que ele envolve conteúdos abstratos, aspectos sociais, religiosos e epistemológicos, seja pelas compreensões equivocadas frequentemente manifestadas pelos alunos e professores acerca de como a Ciência explica o processo evolutivo. Foi buscado avaliar as concepções de futuros professores acerca do conceito de Evolução Biológica, a partir de uma pesquisa empírica através da aplicação de questionários com estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que englobou diversos pontos e aspectos evolutivos, com questões referentes a adaptação e seleção natural, teorias evolutivas e conceito de evolução biológica. Foi observado que tanto no turno diurno quanto no noturno, os alunos estudados obtiveram um aumento no conhecimento sobre evolução biológica após cursar a disciplina de Evolução, denotando a importância da mesma para o curso de ciências Biológicas e a defasagem com que muitos alunos chegam a universidade sobre este assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID770_27052018170958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISE DE LUCENA ANDRADE " "autor_nome_curto" => "DEISE" "autor_email" => "deiselucenapb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }