CRIAÇÃO DE TICS ATRAVÉS DE OFICINAS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43034 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "CRIAÇÃO DE TICS ATRAVÉS DE OFICINAS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as ações efetuadas em uma oficina aplicada na turma de 4º período do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. A oficina aplicada foi pensada com o intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas próprias TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), em vez de apenas apropiar-se das já existentes. Para atingir tal objetivo, iniciou-se com uma aula expositiva apresentando a importância das TICs no Ensino e o que os documentos prescritivos (PCN, LDB, BNCC) apresentavam a respeito dessa ação. Seguindo para a segunda etapa da proposta, dividiu-se a turma em dois grupos e iniciou-se a oficina de TICs onde foram apresentadas as ferramentas das duas plataformas online utilizada (Powtoon- Animações e Fábrica de Aplicativos- Aplicativos) e fora solicitado que cada uma das equipes desenvolvessem uma TIC em cada plataforma, onde, ao fim desse processo apresentassem sua animação e seu aplicativo criado. Na terceira etapa solicitou-se aos graduando que desenvolvessem dois planos de aula que incluíssem a utilização das ferramentas utilizadas. Com relação aos planos de aula, uma das equipes apresentou um plano de aula mais completo contendo enfoque CTSA e interdisciplinaridade. Por fim, pôde-se concluir que a proposta aplicada atingiu seu objetivo, desenvolvendo nos alunos a capacidade de criar suas próprias ferramentas de ensino como também proporcionou aos graduandos a sensação que inovar no ensino não é algo impossível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "CRIAÇÃO DE TICS, ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID35_24052018113305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS" "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43034 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "CRIAÇÃO DE TICS ATRAVÉS DE OFICINAS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as ações efetuadas em uma oficina aplicada na turma de 4º período do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. A oficina aplicada foi pensada com o intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas próprias TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), em vez de apenas apropiar-se das já existentes. Para atingir tal objetivo, iniciou-se com uma aula expositiva apresentando a importância das TICs no Ensino e o que os documentos prescritivos (PCN, LDB, BNCC) apresentavam a respeito dessa ação. Seguindo para a segunda etapa da proposta, dividiu-se a turma em dois grupos e iniciou-se a oficina de TICs onde foram apresentadas as ferramentas das duas plataformas online utilizada (Powtoon- Animações e Fábrica de Aplicativos- Aplicativos) e fora solicitado que cada uma das equipes desenvolvessem uma TIC em cada plataforma, onde, ao fim desse processo apresentassem sua animação e seu aplicativo criado. Na terceira etapa solicitou-se aos graduando que desenvolvessem dois planos de aula que incluíssem a utilização das ferramentas utilizadas. Com relação aos planos de aula, uma das equipes apresentou um plano de aula mais completo contendo enfoque CTSA e interdisciplinaridade. Por fim, pôde-se concluir que a proposta aplicada atingiu seu objetivo, desenvolvendo nos alunos a capacidade de criar suas próprias ferramentas de ensino como também proporcionou aos graduandos a sensação que inovar no ensino não é algo impossível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "CRIAÇÃO DE TICS, ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID35_24052018113305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS" "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }