EXPLORAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS COLABORATIVAS A PROFESSORES EM EXERCÍCIO
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43156 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 524 "titulo" => "EXPLORAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS COLABORATIVAS A PROFESSORES EM EXERCÍCIO" "resumo" => "Nosso projeto de extensão diz respeito a colaborar com professores de Matemática em exercício sobre práticas pedagógicas e metodológicas colaborativas com relação à utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática. São dez os alunos membros deste projeto, atualmente matriculados no componente curricular Recursos Tecnológicos para o Ensino da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande, e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa CNPq GITPCEM. Tais alunos mostraram grande interesse em colaborar com professores de Matemática em exercício ao compartilhar com os mesmos os aplicativos matemáticos (GeoGebra, Winplot, Graphmatica, Régua e Compasso e Poly) sendo explorados no componente curricular e atividades apropriadas a serem trabalhadas nos mesmos (conteúdos de Álgebra, Trigonometria, Geometria Plana e Espacial, Gráficos de Funções, Equações e Desenho Geométrico). Os professores de Matemática em exercício são os professores os quais foram professores na educação básica dos alunos do Curso de Licenciatura. Assim, nossos alunos estarão a colaborar com seus ex-professores, os quais, possivelmente, não tiveram oportunidade em explorar a utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática em suas formações iniciais e/ou após elas. Acreditamos que o trabalho extensionista colaborativo com dez alunos de nosso componente curricular provocará um melhor e mais frutífero processo de seus futuros ensinos matemáticos aos alunos paraibanos, além da colaboração e contribuição que oferecerão aos seus ex-professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EXTENSÃO, COLABORAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID524_27052018211817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS" "autor_nome_curto" => "LINS" "autor_email" => "bibilins@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43156 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 524 "titulo" => "EXPLORAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS COLABORATIVAS A PROFESSORES EM EXERCÍCIO" "resumo" => "Nosso projeto de extensão diz respeito a colaborar com professores de Matemática em exercício sobre práticas pedagógicas e metodológicas colaborativas com relação à utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática. São dez os alunos membros deste projeto, atualmente matriculados no componente curricular Recursos Tecnológicos para o Ensino da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande, e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa CNPq GITPCEM. Tais alunos mostraram grande interesse em colaborar com professores de Matemática em exercício ao compartilhar com os mesmos os aplicativos matemáticos (GeoGebra, Winplot, Graphmatica, Régua e Compasso e Poly) sendo explorados no componente curricular e atividades apropriadas a serem trabalhadas nos mesmos (conteúdos de Álgebra, Trigonometria, Geometria Plana e Espacial, Gráficos de Funções, Equações e Desenho Geométrico). Os professores de Matemática em exercício são os professores os quais foram professores na educação básica dos alunos do Curso de Licenciatura. Assim, nossos alunos estarão a colaborar com seus ex-professores, os quais, possivelmente, não tiveram oportunidade em explorar a utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática em suas formações iniciais e/ou após elas. Acreditamos que o trabalho extensionista colaborativo com dez alunos de nosso componente curricular provocará um melhor e mais frutífero processo de seus futuros ensinos matemáticos aos alunos paraibanos, além da colaboração e contribuição que oferecerão aos seus ex-professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EXTENSÃO, COLABORAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID524_27052018211817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS" "autor_nome_curto" => "LINS" "autor_email" => "bibilins@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }