PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43309 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 523 "titulo" => "PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS" "resumo" => "Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLÁSTICOS, EXPERIMENTAÇÃO, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID523_04052018181006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO " "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43309 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 523 "titulo" => "PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS" "resumo" => "Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLÁSTICOS, EXPERIMENTAÇÃO, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID523_04052018181006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO " "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }