RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE GRIPTÓGAMAS (BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS) EM ESPAÇO NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43347 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 1564 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE GRIPTÓGAMAS (BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS) EM ESPAÇO NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "O espaço não formal de ensino visa proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais participativa, através de atividades educativas em que o aluno possa vivenciar o conteúdo ali estudado, neste caso vamos abordar uma experiência em botânica, realizada em um sitio ecológico em Abaetetuba-PA, em que o objeto de estudo foram os vegetais (Briófitas e Pteridófitas), onde os alunos puderam reconhecer e identificar os grupos vegetais briófitas e pteridófitas nos âmbitos biológicos (ciclo de vida e reprodução), ecológicos (interação e habitat). O proposito deste artigo se situa na analise da contribuição de aulas de botânica em espaços não formais para o ensino, por meio da analise de atividades ali desenvolvidas. Após o termino da aula, através da avaliação pode-se analisar que o espaço trouxe contribuições no aprendizado dos alunos como: entendimento sobre briófitas e pteridófitas, como se reproduzem, qual o seu habitat, sua estrutura e ciclo de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO FORMAIS, BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID1564_28052018214320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY EMANUELE MONTEIRO SENA" "autor_nome_curto" => "EMILY EMANUELE" "autor_email" => "emilyemanuelemonteirosena" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43347 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 1564 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE GRIPTÓGAMAS (BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS) EM ESPAÇO NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "O espaço não formal de ensino visa proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais participativa, através de atividades educativas em que o aluno possa vivenciar o conteúdo ali estudado, neste caso vamos abordar uma experiência em botânica, realizada em um sitio ecológico em Abaetetuba-PA, em que o objeto de estudo foram os vegetais (Briófitas e Pteridófitas), onde os alunos puderam reconhecer e identificar os grupos vegetais briófitas e pteridófitas nos âmbitos biológicos (ciclo de vida e reprodução), ecológicos (interação e habitat). O proposito deste artigo se situa na analise da contribuição de aulas de botânica em espaços não formais para o ensino, por meio da analise de atividades ali desenvolvidas. Após o termino da aula, através da avaliação pode-se analisar que o espaço trouxe contribuições no aprendizado dos alunos como: entendimento sobre briófitas e pteridófitas, como se reproduzem, qual o seu habitat, sua estrutura e ciclo de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO FORMAIS, BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID1564_28052018214320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY EMANUELE MONTEIRO SENA" "autor_nome_curto" => "EMILY EMANUELE" "autor_email" => "emilyemanuelemonteirosena" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }