A LITERATURA COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: UMA BREVE ANÁLISE DE “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA”
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45255 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: UMA BREVE ANÁLISE DE “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA”" "resumo" => "Os discursos sobre a cultura africana foram e ainda são caracterizados por distorções históricas, políticas, literárias e culturais e o cotidiano escolar ainda é marcado fortemente por práticas discriminatórias legitimadas por esses discursos que buscavam a inferiorização da população negra. Dependendo de como a questão da diversidade é tratada na escola, essa instituição pode auxiliar a criança a valorizar sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser ou, pelo contrário, quando silencia diante dessa problemática, acaba por favorecer a discriminação. Diante disso, o presente trabalho se propõe a fazer reflexões no intuito de provocar a desconstrução desses discursos a partir da literatura, com a inserção no ambiente escolar de obras literárias que evidenciam aspectos positivos das pessoas e da cultura negra. A partir da análise da obra “Os nove pentes d’África”, da escritora Cidinha da Silva, pretende-se buscar estratégias para levar as crianças e os adolescentes a conhecerem a história e a cultura africana, além de permitir valorizar a imagem da criança negra, como também possibilitar o reconhecimento e a valorização das demais pela sua cultura. Utilizando como aporte teórico Gomes (2001), Cavalleiro (2005), Oliveira (2007), Arboleya (2008) Fagundes (2011) e outros, pretende-se, com essa reflexão, contribuir para a formação de um leitor crítico buscando na leitura uma forma de tratar as questões étnico-raciais a partir da construção e desconstrução de imagens através da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID610_06082018105745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA CAROLINA RAMALHO DE LIMA VIANA" "autor_nome_curto" => "NADJA CAROLINA RAMALHO DE LIMA" "autor_email" => "carolinaprof2015@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45255 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: UMA BREVE ANÁLISE DE “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA”" "resumo" => "Os discursos sobre a cultura africana foram e ainda são caracterizados por distorções históricas, políticas, literárias e culturais e o cotidiano escolar ainda é marcado fortemente por práticas discriminatórias legitimadas por esses discursos que buscavam a inferiorização da população negra. Dependendo de como a questão da diversidade é tratada na escola, essa instituição pode auxiliar a criança a valorizar sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser ou, pelo contrário, quando silencia diante dessa problemática, acaba por favorecer a discriminação. Diante disso, o presente trabalho se propõe a fazer reflexões no intuito de provocar a desconstrução desses discursos a partir da literatura, com a inserção no ambiente escolar de obras literárias que evidenciam aspectos positivos das pessoas e da cultura negra. A partir da análise da obra “Os nove pentes d’África”, da escritora Cidinha da Silva, pretende-se buscar estratégias para levar as crianças e os adolescentes a conhecerem a história e a cultura africana, além de permitir valorizar a imagem da criança negra, como também possibilitar o reconhecimento e a valorização das demais pela sua cultura. Utilizando como aporte teórico Gomes (2001), Cavalleiro (2005), Oliveira (2007), Arboleya (2008) Fagundes (2011) e outros, pretende-se, com essa reflexão, contribuir para a formação de um leitor crítico buscando na leitura uma forma de tratar as questões étnico-raciais a partir da construção e desconstrução de imagens através da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID610_06082018105745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA CAROLINA RAMALHO DE LIMA VIANA" "autor_nome_curto" => "NADJA CAROLINA RAMALHO DE LIMA" "autor_email" => "carolinaprof2015@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }