A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45263 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012).\r\n Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas - vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID15_20052018185752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINALDO" "autor_email" => "marcultura273@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45263 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012).\r\n Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas - vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID15_20052018185752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINALDO" "autor_email" => "marcultura273@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }