A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45265 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A experiência com o ensino leva o professor a perceber que qualquer temática é passível de ser levada para a sala de aula, o que vai diferenciar é como esta será trabalhada e que meios e métodos serão utilizados para que haja relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns anos de sala de aula, senti a necessidade de levar a poesia de Adélia Prado para o ensino fundamental, mas não encontrava um meio de inserir os poemas que envolviam o erótico e o sagrado, devido às polêmicas que poderiam ser geradas entre as crianças e, inclusive, seus pais. Desse modo, me senti na obrigação de pensar uma forma de aliar minha vontade à necessidade de levar a poesia de qualidade aos alunos e eis que surge o presente texto. Com o objetivo de pensar no trabalho com a poesia erótico-religiosa de Adélia Prado no ensino fundamental, este artigo irá discutir algumas estratégias de levar a temática para a sala de aula, assim como pensar no papel do professor e sua responsabilidade social na escola. Para isto, tomarei como base textos de Coelho (1993), Boehler (2013), Fontenele (2002) e Alves (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA;, SALA DE AULA;, ERÓTICO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID602_05082018203940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PALOMA" "autor_email" => "palomaoliveira03@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45265 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A experiência com o ensino leva o professor a perceber que qualquer temática é passível de ser levada para a sala de aula, o que vai diferenciar é como esta será trabalhada e que meios e métodos serão utilizados para que haja relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns anos de sala de aula, senti a necessidade de levar a poesia de Adélia Prado para o ensino fundamental, mas não encontrava um meio de inserir os poemas que envolviam o erótico e o sagrado, devido às polêmicas que poderiam ser geradas entre as crianças e, inclusive, seus pais. Desse modo, me senti na obrigação de pensar uma forma de aliar minha vontade à necessidade de levar a poesia de qualidade aos alunos e eis que surge o presente texto. Com o objetivo de pensar no trabalho com a poesia erótico-religiosa de Adélia Prado no ensino fundamental, este artigo irá discutir algumas estratégias de levar a temática para a sala de aula, assim como pensar no papel do professor e sua responsabilidade social na escola. Para isto, tomarei como base textos de Coelho (1993), Boehler (2013), Fontenele (2002) e Alves (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA;, SALA DE AULA;, ERÓTICO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID602_05082018203940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PALOMA" "autor_email" => "palomaoliveira03@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }