A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45271 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID108_04072018001835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MANOILLY" "autor_email" => "manoillydantas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45271 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID108_04072018001835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MANOILLY" "autor_email" => "manoillydantas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }