ATRAVESSANDO MARGENS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A LEITURA DE A TERCEIRA MARGEM DO RIO, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45303 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 18 "titulo" => "ATRAVESSANDO MARGENS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A LEITURA DE A TERCEIRA MARGEM DO RIO, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA" "resumo" => "A formação de leitores deve ser um dos principais papéis assumidos pelo docente no âmbito escolar, especialmente pelo professor de Língua e Literatura. Diante disso, surge-nos a percepção da necessidade de formar leitores no contexto de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), haja vista que, muitas vezes, nesta modalidade de ensino, a preocupação é apenas com assuntos conteudistas e resolução de questões dos Exames de anos anteriores. Considerando que a competência para interpretação textual é de grande relevância para um bom desempenho na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, é de suma importância exercitar a leitura e a interpretação de textos em sala de aula, durante a preparação para o ENEM. Contudo, este é um trabalho a longo prazo e que, consequentemente, resulta (ou deveria resultar) na formação de leitores. Diante dessas considerações, pretendemos, neste trabalho, relatar e discutir a experiência vivenciada em uma turma do Cursinho Preparatório para o ENEM, da Universidade Estadual da Paraíba (PROENEM/UEPB), a partir da leitura do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, em que propomos uma abordagem a partir da Sequência Básica, sugerida por Cosson (2006), a fim de contribuir para a formação de leitores no contexto supracitado. Também recorremos aos estudos teóricos de Todorov (2009) e de Abreu (2006), para discutir acerca do ensino de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "LITERATURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID18_23072018154315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA" "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45303 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 18 "titulo" => "ATRAVESSANDO MARGENS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A LEITURA DE A TERCEIRA MARGEM DO RIO, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA" "resumo" => "A formação de leitores deve ser um dos principais papéis assumidos pelo docente no âmbito escolar, especialmente pelo professor de Língua e Literatura. Diante disso, surge-nos a percepção da necessidade de formar leitores no contexto de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), haja vista que, muitas vezes, nesta modalidade de ensino, a preocupação é apenas com assuntos conteudistas e resolução de questões dos Exames de anos anteriores. Considerando que a competência para interpretação textual é de grande relevância para um bom desempenho na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, é de suma importância exercitar a leitura e a interpretação de textos em sala de aula, durante a preparação para o ENEM. Contudo, este é um trabalho a longo prazo e que, consequentemente, resulta (ou deveria resultar) na formação de leitores. Diante dessas considerações, pretendemos, neste trabalho, relatar e discutir a experiência vivenciada em uma turma do Cursinho Preparatório para o ENEM, da Universidade Estadual da Paraíba (PROENEM/UEPB), a partir da leitura do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, em que propomos uma abordagem a partir da Sequência Básica, sugerida por Cosson (2006), a fim de contribuir para a formação de leitores no contexto supracitado. Também recorremos aos estudos teóricos de Todorov (2009) e de Abreu (2006), para discutir acerca do ensino de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "LITERATURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID18_23072018154315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA" "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }