FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45348 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE LITERATURA, FÁBULAS, LEITURA DRAMATIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID37_08072018165852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIANNY CRISTINE DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "RIANNY SILVEIRA" "autor_email" => "riannycristine@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45348 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE LITERATURA, FÁBULAS, LEITURA DRAMATIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID37_08072018165852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIANNY CRISTINE DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "RIANNY SILVEIRA" "autor_email" => "riannycristine@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }