O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: AS HISTÓRIAS DA PRETA E DA CAZUMBINHA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45413 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: AS HISTÓRIAS DA PRETA E DA CAZUMBINHA" "resumo" => "O presente trabalho propõe uma pesquisa comparatista a partir da análise das obras Histórias da Preta (1998) de Heloisa Pires Lima com ilustrações de Laurabeatriz e Histórias da Cazumbinha (2010) de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas com enfoque no protagonismo marcado pela construção identitária das personagens e de que forma a afirmação dessa identidade contribui para o empoderamento de meninas negras, averiguando o desencadeamento desse processo na Literatura infantojuvenil. Para isso, faz-se necessário analisar as concepções de infância e os discursos que rodeiam a Literatura infantojuvenil nos estudos contemporâneos, assim como a abordagem de questões etnicorraciais, tendo em vista a implementação da Lei 10.639/03 que regulamenta os estudos da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, pontos esses já observados por Lima em 1998 com Histórias da Preta, que antecede a lei. Na análise das obras, destaca-se as apresentações autorais bem como a representação imagética das personagens enquanto elemento de destaque dos textos, salientando as ilustrações como parte da produção equivalente ao texto narrativo e singular acerca do estilo e das técnicas de desenvolvimento. Fundamentam essa pesquisa nomes como Colin Heywood, Maria Anória de Jesus, Andréia Lisboa de Sousa e Marisa Lajolo. Com base na análise das obras, é possível salientar que as produções em estudo contribuem de modo significativo no processo de desconstrução das visões estereotipadas nos entornos sociais acerca da literatura infantojuvenil e dos preconceitos que ainda perduram dentro das discussões que englobam a etnia negra e o gênero feminino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, PROTAGONISMO, MENINAS NEGRAS, IILUSTRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID388_23072018151139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezaoliveira5449@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45413 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: AS HISTÓRIAS DA PRETA E DA CAZUMBINHA" "resumo" => "O presente trabalho propõe uma pesquisa comparatista a partir da análise das obras Histórias da Preta (1998) de Heloisa Pires Lima com ilustrações de Laurabeatriz e Histórias da Cazumbinha (2010) de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas com enfoque no protagonismo marcado pela construção identitária das personagens e de que forma a afirmação dessa identidade contribui para o empoderamento de meninas negras, averiguando o desencadeamento desse processo na Literatura infantojuvenil. Para isso, faz-se necessário analisar as concepções de infância e os discursos que rodeiam a Literatura infantojuvenil nos estudos contemporâneos, assim como a abordagem de questões etnicorraciais, tendo em vista a implementação da Lei 10.639/03 que regulamenta os estudos da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, pontos esses já observados por Lima em 1998 com Histórias da Preta, que antecede a lei. Na análise das obras, destaca-se as apresentações autorais bem como a representação imagética das personagens enquanto elemento de destaque dos textos, salientando as ilustrações como parte da produção equivalente ao texto narrativo e singular acerca do estilo e das técnicas de desenvolvimento. Fundamentam essa pesquisa nomes como Colin Heywood, Maria Anória de Jesus, Andréia Lisboa de Sousa e Marisa Lajolo. Com base na análise das obras, é possível salientar que as produções em estudo contribuem de modo significativo no processo de desconstrução das visões estereotipadas nos entornos sociais acerca da literatura infantojuvenil e dos preconceitos que ainda perduram dentro das discussões que englobam a etnia negra e o gênero feminino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, PROTAGONISMO, MENINAS NEGRAS, IILUSTRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID388_23072018151139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezaoliveira5449@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }