TRILHANDO PELAS VEREDAS: O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO DE ESTER TROZZO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45452 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "TRILHANDO PELAS VEREDAS: O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO DE ESTER TROZZO" "resumo" => "Resumo: Para a experiência da prática leitora do texto literário a atividade que apresenta o lúdico como eixo norteador, oportuniza a incorporação de valores, o desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, e, o desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade. A partir desta constatação, o presente artigo pretende destacar a presença do lúdico no texto dramático infantil Cuentos de Vereda de Ester Trozzo (2008), como também ressaltar a importância da leitura do texto dramático nas aulas de língua estrangeira. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos Modesto; Rubio (2014) cujas contribuições estão pautadas na importância da ludicidade para a construção do conhecimento, Lúcio (2005), que discorre sobre a dramaturgia para crianças e o seu percurso histórico, Pereira (2005), acerca do teatro infantil, bem como em Colomer (2005) que destaca a leitura de diversos tipos de textos literários como um importante instrumento para a formação do Leitor Literário. Metodologicamente, discorremos acerca do texto dramático infantil, em seguida ambientamos o leitor acerca da obra e da autora em destaque, e, por fim, constatamos que a análise detida de aspectos de construção textual fundamenta de maneira mais consistente a prática leitora. Ressaltamos ainda a relevância de se ler o texto dramático em sala de aula e que este pode ser um instrumento de promoção e incentivo à leitura de forma mais dinâmica e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO, LITERATURA DRAMÁTICA INFANTIL, CUENTOS DE VEREDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID22_06082018212416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinearrudaufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO (POSLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45452 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "TRILHANDO PELAS VEREDAS: O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO DE ESTER TROZZO" "resumo" => "Resumo: Para a experiência da prática leitora do texto literário a atividade que apresenta o lúdico como eixo norteador, oportuniza a incorporação de valores, o desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, e, o desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade. A partir desta constatação, o presente artigo pretende destacar a presença do lúdico no texto dramático infantil Cuentos de Vereda de Ester Trozzo (2008), como também ressaltar a importância da leitura do texto dramático nas aulas de língua estrangeira. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos Modesto; Rubio (2014) cujas contribuições estão pautadas na importância da ludicidade para a construção do conhecimento, Lúcio (2005), que discorre sobre a dramaturgia para crianças e o seu percurso histórico, Pereira (2005), acerca do teatro infantil, bem como em Colomer (2005) que destaca a leitura de diversos tipos de textos literários como um importante instrumento para a formação do Leitor Literário. Metodologicamente, discorremos acerca do texto dramático infantil, em seguida ambientamos o leitor acerca da obra e da autora em destaque, e, por fim, constatamos que a análise detida de aspectos de construção textual fundamenta de maneira mais consistente a prática leitora. Ressaltamos ainda a relevância de se ler o texto dramático em sala de aula e que este pode ser um instrumento de promoção e incentivo à leitura de forma mais dinâmica e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO, LITERATURA DRAMÁTICA INFANTIL, CUENTOS DE VEREDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID22_06082018212416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinearrudaufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO (POSLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }