CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PIBID PARA A EFETIVA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM OURO BRANCO - MG Sandro Renato dos Santos Elisabeth Gonçalves de Souza Amanda Sangy Quiossa Eixo temático: Formação inicial e continuada de professores As novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem oferecer inúmeras possibilidades de qualificação da educação e de enriquecimento da prática docente. A escola básica, em sua grande maioria, dispõe de alguns destes novos equipamentos, mas que ainda continuam ociosos, não sendo utilizados como apoio pedagógico nas aulas ministradas no cotidiano escolar. Diante desta realidade observada surgiu o interesse em compreender melhor esta subutilização das tecnologias de informação no ambiente escolar. Além de analisar quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a efetiva incorporação das novas tecnologias de informação, como ferramenta de apoio pedagógico, no ambiente escolar. Assim sendo, este texto apresenta e analisa o contexto da implantação do projeto PIBID na Escola Estadual Levindo Costa Carvalho. Este projeto representa uma ação proposta com o intuito de favorecer a qualificação da prática docente através da incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas aulas ministradas, otimizar o uso pedagógico das tecnologias presentes na escola e oferecer oportunidade de capacitação dos professores para o aproveitamento didático destas tecnologias. O subprojeto do PIBID desenvolvido na escola teve como objetivo a capacitação de professores da educação básica para uma melhor apropriação, como recurso didático, das tecnologias disponíveis, oriundas de programas como o PROINFO, especialmente o laboratório de informática da escola. A inclusão das TDIC como mais uma ferramenta de apoio pedagógico pode ser relevante ao se planejar e desenvolver projetos educacionais. A inserção de recursos tecnológicos na educação pode representar a modernização do ensino, a democratização da informação, estímulo à criatividade, ao senso crítico e à construção do conhecimento do aluno com qualidade e melhor adequação à realidade. Reconhecer a importância da utilização das TDIC como recurso didático, não significa menosprezar outros tipos de tecnologias como o livro didático, o quadro negro, a caneta, entre outros. Muito pelo contrário, as novas tecnologias podem representar um novo canal de acesso à informação e à construção do conhecimento e não devem diminuir o espaço das outras tecnologias. O importante é que nossos professores estejam capacitados para usar o máximo de recursos didáticos disponíveis em favor da aprendizagem dos alunos. Baseados em nossa experiência profissional, como professores e gestor, vemos que a implementação efetiva das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras como ferramentas pedagógicas de apoio ao aprendizado, integradas ao projeto político pedagógico das instituições de ensino, ainda precisa superar alguns desafios que vão desde os aspectos financeiros para investimentos em infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos até a formação acadêmica e continuada do professor para introduzir as benesses da inovação tecnológica na prática do docente em sala de aula. Considerando que a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pode ser mais um instrumento didático de qualificação da prática docente, há a necessidade de elevar o quantitativo de professores da escola que passem a adotar as novas tecnologias como apoio pedagógico à aprendizagem dos alunos. A Escola Estadual Levindo Costa Carvalho dispõe de recursos tecnológicos, também oriundos do PROINFO, que não são efetivamente utilizados pelos professores durante as aulas ministradas. O laboratório de informática, por exemplo, ainda é utilizado de forma esporádica durante as aulas e também por uma minoria absoluta de professores, justamente aqueles que estão mais atualizados e já adquiriram maiores domínios desta tecnologia. Neste sentido o presente texto busca apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Nesta pesquisa discutimos sobre a não efetiva utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pelos professores da Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, como instrumento didático de qualificação da prática docente e de apoio ao ensino e à aprendizagem. Buscamos investigar de que maneira o desenvolvimento do projeto PIBID contribuiu para que os recursos tecnológicos disponíveis na escola fossem utilizados como instrumentos didáticos de forma mais efetiva. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar de que forma o projeto PIBID, desenvolvido na Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, favoreceu o maior aproveitamento didático dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. A Análise teórica da realidade atual da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar está baseada nos textos de Mainardes (2006), Pretto (2013), Tavares (2000), Belloni (2009), Franco (2013) e Moura (2017). A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de análise de documentos, como os relatórios da coordenação do projeto PIBID e dos bolsistas sobre as atividades desenvolvidas ao longo do projeto e, de uma pesquisa de campo, a partir de entrevistas com os bolsistas, alunos e professores efetivos da escola que participaram das atividades do PIBID.Com base nas informações obtidas na pesquisa de campo foi possível indicar que o PIBID trouxe contribuições para o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, como instrumento didático ao demonstrar a relevância dos recursos tecnológicos nas atividades de ensino; trouxe também aos docentes mais autonomia no uso de algumas tecnologias, além da praticidade na utilização de dados a partir do uso do celular; despertou a consciência de que há recursos disponíveis na escola que estão subutilizados; contribuiu na constatação de que as TDIC ajudam a ir além da metodologia convencional, despertando maior interesse dos alunos pelos temas abordados quando são trabalhados com a utilização com recursos tecnológicos como fonte de estudo e também despertou nos alunos interesse em continuidade dos estudos sobre programação e robótica. O que podemos inferir de nossa pesquisa é que programas que articulam o papel da escola básica e da universidade podem contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Ressaltamos que nossa pesquisa evidenciou ainda que há um longo caminho a percorrer no sentido da formação de nossos professores. Palavras chave: Pibid - Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - Formação de professores Referências BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação.3.ed. rev. Campinas-SP. Autores Associados, 2009. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 78). FRANCO, Maria Joselma do Nascimento. Os impactos do pibid na escola de educação básica: quando os sujeitos educativos reconhecem a escola como espaço formativo. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: http://www.ppgp3.caedufjf.net/mod/forum/discuss.php?d=2118. En MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. 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