Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO BINGO PARA A APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA

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Com base em tais fatores e sabendo da importância do lúdico em sala de aula, objetivou-se, com este trabalho, buscar novas metodologias que viessem tornar as aulas mais prazerosas e melhorar o processo de ensino aprendizagem por meio da utilização do jogo bingo como recurso didático no ensino de química, com ênfase na tabela periódica. A pesquisa foi desenvolvida durante o período de 2017, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado no estágio de regência II em uma escola municipal, localizada na cidade de São Sebastião - AL, o público alvo foi composto por quarenta e nove alunos de duas turmas do nono ano do ensino fundamental do turno vespertino. A metodologia consistiu três etapas: inicialmente foi feita a confecção do jogo. A seguir foi realizado o planejamento de uma aula para aplicação e a avaliação do jogo. Este trabalho está fundamentado nos estudos de Piaget (1985); Vygotsky (1988); Bitencurt (2015); Cunha (2012), entre outros.Os professores podem utilizar jogos didáticos como auxiliares na construção dos conhecimentos em qualquer área de ensino. Na matemática é muito comum a sua utilização, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. A biologia e as ciências no ensino fundamental também fazem uso desse recurso com certa frequência. Na física e na química, os jogos são um pouco menos utilizados, mas seu uso tem aumentado bastante nos últimos anos (CUNHA, 2012). O número de jogos na área de ensino de química vem crescendo muito. A tentativa de tornar as aulas mais divertidas e dinâmicas tem sido incessante por parte dos professores, que procuram vários modos de chamar a atenção dos alunos para a química. Com o PIBID, os jogos ganham mais destaque, uma vez que os professores em formação tendem a encontrar nos jogos um meio de pensar práticas "inovadoras" e que podem ser aplicadas no ensino fundamental e médio, em diálogo com o professor da escola (NETO; MORADILLO, 2017).Os jogos e atividades lúdicas estão cada vez mais presentes na sala de aula de química. Os professores têm entendido que essas atividades são relevantes, pois envolvem, motivam e despertam o interesse do estudante pelo conteúdo de química e tornam a aula mais dinâmica e mais interessante (NETO; MORADILLO, 2016). Segundo Bitencurt (2015) é necessário um equilíbrio na elaboração do jogo, deve-se unir a função lúdica com a função educativa estabelecendo regras e objetivos que possam ser alcançados após a utilização desse material. É importante lembrar que cada aluno tem capacidades, agilidades, opiniões e interesses diferentes e que nem todos os alunos terão uma aprendizagem significativa através do mesmo método pedagógico; por isso, não podemos eliminar o método tradicional das escolas, mas o que podemos fazer é utilizar as diversas metodologias de acordo com as necessidades de cada turma. Durante a aplicação do jogo podemos afirmar que ele tornou a aula de química mais interessante contribuindo, de maneira significativa, com a aprendizagem dos alunos, mesmo se tratando de um conteúdo difícil de ser trabalhado em sala de aula, pois a tabela periódica é tida por muitos alunos com algo de grande grau de complexidade, porém mediante ao jogo foi constatado que 79,6% dos alunos tiveram contribuições significativas na aprendizagem com a utilização do jogo didático, confirmando assim a eficácia de intervenções inovadoras no processo educacional. Mediante a intervenção lúdica obtemos resultados satisfatórios não apenas na aprendizagem, mas também no trabalho em equipe e na utilização de aulas mais atrativas e dinâmicas. Palavras-chave: Tabela Periódica. Jogos Didáticos. Ensino de Química. REFERÊNCIAS BITENCURT, J. S. Desvendando a tabela periódica: A importância da utilização de jogos como recursos didáticos. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 4, n. 5, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 de outubro de 2018. CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 de outubro de 2018. NETO, H. S. M; MORADILLO, E. F. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Quím. nova esc. - São Paulo-SP, BR. Vol. 38, N° 4, p. 360-368, NOVEMBRO 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 de outubro de 2018. NETO, H. S. M; MORADILLO, E. F. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO BINGO PARA A APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA José Souza Moreira - UNEAL jsouzamoreira_arap@hotmail.com Maria José Houly Almeida de Oliveira - UNEAL Maria José de Brito Aráujo-UNEAL Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e aprendizagem Agência Financiadora: CAPES Resumo A química é vista por muitos discentes como uma disciplina de difícil compreensão, principalmente para alunos do ultimo ano do ensino fundamental, onde estes têm o primeiro contato com a disciplina, e é justamente neste momento, na preparação para o ensino médio que surge a necessidade de metodologias inovadoras que tornem as aulas mais atrativas e dinâmicas, bem como formar alunos críticos cientificamente para sua nova jornada educacional, porém nos deparamos com discentes que chegam ao ensino médio sem bagagem alguma no tocante ao ensino de química, além de outras disciplinas como a física por exemplo. 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Este trabalho está fundamentado nos estudos de Piaget (1985); Vygotsky (1988); Bitencurt (2015); Cunha (2012), entre outros.Os professores podem utilizar jogos didáticos como auxiliares na construção dos conhecimentos em qualquer área de ensino. Na matemática é muito comum a sua utilização, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. A biologia e as ciências no ensino fundamental também fazem uso desse recurso com certa frequência. Na física e na química, os jogos são um pouco menos utilizados, mas seu uso tem aumentado bastante nos últimos anos (CUNHA, 2012). O número de jogos na área de ensino de química vem crescendo muito. A tentativa de tornar as aulas mais divertidas e dinâmicas tem sido incessante por parte dos professores, que procuram vários modos de chamar a atenção dos alunos para a química. 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