Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51437
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 54459
    "titulo" => "EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO Carla Andreane dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE. carlaandreane_gt@hotmail.com Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A química é uma ciência na qual tem despertado o interesse e a curiosidade humana, a partir da composição da matéria e as transformações da natureza. Porém, ainda é vista como uma disciplina que trabalha conceitos e fórmulas mecanizadas, o que dificulta a compreensão por partes dos estudantes. Consideramos que é através da história da química que o sujeito passa a ter noção sobre a evolução científica, dando significados a essa ciência a partir de como surgiram os conceitos vistos hoje. Diante do que o contexto histórico pode nos proporcionar, temos como o um dos princípios primordiais da química, o conceito de substância, em que diferentes modos de pensar podem ser organizados em termos de um perfil conceitual (MORTIMER, 1995). Segundo esta teoria, um mesmo indivíduo pode possuir diversos modos de pensar sobre um determinado conceito científico, tais modos de pensar parte do pressuposto expresso na maneira de falar, quando o sujeito utiliza o conceito em contextos distintos. Para o conceito de substância, consideramos os aspectos históricos e epistemológicos por meio de um estudo de caso que apresentasse um personagem importante para a química, o alquimista Paracelso, que desempenhou um papel importante para a química na busca de medicamentos a partir de substâncias. Assim, como objetivo deste trabalho, analisou-se a emergência de zonas do perfil conceitual de substância (AMARAL; SILVA, 2013; SILVA, 2017)a partir das respostas apresentas na resolução de um estudo de caso histórico em estudantes do ensino médio. De modo sucinto, as zonas citadas acima se resumem em Generalista: é a ideia de visão sobre o conceito como material palpável ou real, onde qualquer material pode ser considerado uma substância; Utilitarista/ Pragmática: esta zona explica as concepções significativas sobre a metafísica e filosófica, à compreensão de que o sujeito associa substância para componentes que atribuam na manutenção da vida; Substancialista: associa-se sobre as propriedades e característica dos materiais que são expressas em contexto científico, mas, que ainda é observado no senso comum; Racionalista: é o entendimento a nível microscópico e macroscópico do conceito de substância; e o Relacional: baseia-se na compreensão complexa e ampla do conceito. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi através de uma intervenção em sala de aula, em que participaram 35 estudantes do primeiro ciclo do ensino médio, em uma escola do agreste pernambucano. Com base em uma análise qualitativa, utilizou-se como recurso um estudo de caso histórico desenvolvido com base em partes da história da química sobre o conceito de substância, para a intervenção foi dividida nas seguintes secções: I- Explicações acerca do estudo de caso como ferramenta metodológica para ensino; II- entrega e leitura do caso para que os estudantes observassem o problema proposto e o material para consulta sobre o conceito; III- Tempo e divisão dos estudantes em 5 grupos para que houvesse interação entre os mesmo em busca de solucionar o problema de modo coletivo, emergindo diversos modos de pensar sobre o mesmo conceito e a construção de relatório para análise de dados das respostas desenvolvidas; IV- debate sobre a resolução dos problemas encontrados pelos estudantes e defesa de personagens apresentados no enredo da história e entrega do relatório. Diante da proposta desta pesquisa, os resultados apresentados foram à construção das respostas dos estudantes sobre o caso, a tomada de decisão resultou em um debate entre os grupos para justificativa na escolha dos personagens. O caso narra à história de dois cientistas que entram em conflitos, pois, a população estava sofrendo por uma doença semelhante à peste negra, por um lado um dos cientistas propusera criar uma nova substância a partir dos princípios de Paracelso, na tentativa de salvar as pessoas com um medicamento; do outro lado estava o cientista no qual exclui a possibilidade de formular um novo medicamento, mas que a melhor solução seria isolamento da população ainda não afetada pela doença. Neste contexto, os estudantes começaram a analisar as duas possibilidades. Nas concepções apresentadas nos resultados, os estudantes construíram argumentos que solucionasse o problema no ponto de vista deles; em uma das falas um grupo explicou que concordava com o cientista a favor do isolamento, pois, o outro cientista não poderia ter a certeza que o medicamento ajudasse e que a dosagem correta seria a partir da classificação de moléculas de uma fórmula e que precisaria de bases teóricas sobre o conceito de substância por paracelso; observa-se que nesta fala, os estudantes apresentam duas zonas do perfil conceitual, a zona substancialista quando eles explicam sobre a classificação de moléculas, o que indica certo conhecimento científico e a zona utilitarista/ pragmática, na concepção de malefícios que o medicamento traria, resultando no erro e as explicações sobre as questões filosóficas apresentadas nos conceitos de Paracelso. Outros tipos de zonas foram identificados na medida em que os estudantes argumentavam, onde, essas falas estão explicadas na proporção do andamento deste trabalho, apresentando as demais zonas, generalista e racionalista. A zona relacional, não foi identificada nas respostas, pois, de acordo com (SILVA, 2017) nessa zona o conceito de substância não explícito nem em livros didáticos e até em nível acadêmico, devido ao fato de serem concepções complexas a cerca do conceito. Conclui-se que, o estudo de caso histórico como metodologia de ensino melhorou a compreensão sobre o conceito de substância, pois enquadrar a história da ciência no ensino de química proporciona a reflexão dos estudantes sobre diversos conceitos, possibilitando um ensino/ aprendizagem de qualidade, pois, o estudante passa a refletir e dar significados ao que é aprendido durante a tomada de decisão do problema apontado. Durante a análise das respostas, puderam-se observar as zonas do perfil conceitual de substância, o que nota-se que ao longo do tempo, o estudante consegue construir diversos modos de pensar em meios científicos e senso-comum, isso explica que os estudantes apresentam uma variedade de pensamentos sobre conceitos da química e que esses modos de pensar surgem em situações diversificadas na sala de aula. Palavras-chave: perfil conceitual, substância química, estudo de caso. Referências MORTIMER, E. F. Conceptual Change or Conceptual Profile Change? Science &Education. Vol. 4, n 3. p. 265-287. 1995. SILVA, J. R. R. T. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciên.Educ. Bauru, v.23, n. 3, p. 707-722,2017. SILVA, J.R.R.T. AMARAL, E. M. R.Proposta de um Perfil Conceitual para Substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol.13, Nº3, 2013."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54459-30112018-133535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA ANDREANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51437
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 54459
    "titulo" => "EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO Carla Andreane dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE. carlaandreane_gt@hotmail.com Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A química é uma ciência na qual tem despertado o interesse e a curiosidade humana, a partir da composição da matéria e as transformações da natureza. Porém, ainda é vista como uma disciplina que trabalha conceitos e fórmulas mecanizadas, o que dificulta a compreensão por partes dos estudantes. Consideramos que é através da história da química que o sujeito passa a ter noção sobre a evolução científica, dando significados a essa ciência a partir de como surgiram os conceitos vistos hoje. Diante do que o contexto histórico pode nos proporcionar, temos como o um dos princípios primordiais da química, o conceito de substância, em que diferentes modos de pensar podem ser organizados em termos de um perfil conceitual (MORTIMER, 1995). Segundo esta teoria, um mesmo indivíduo pode possuir diversos modos de pensar sobre um determinado conceito científico, tais modos de pensar parte do pressuposto expresso na maneira de falar, quando o sujeito utiliza o conceito em contextos distintos. Para o conceito de substância, consideramos os aspectos históricos e epistemológicos por meio de um estudo de caso que apresentasse um personagem importante para a química, o alquimista Paracelso, que desempenhou um papel importante para a química na busca de medicamentos a partir de substâncias. Assim, como objetivo deste trabalho, analisou-se a emergência de zonas do perfil conceitual de substância (AMARAL; SILVA, 2013; SILVA, 2017)a partir das respostas apresentas na resolução de um estudo de caso histórico em estudantes do ensino médio. De modo sucinto, as zonas citadas acima se resumem em Generalista: é a ideia de visão sobre o conceito como material palpável ou real, onde qualquer material pode ser considerado uma substância; Utilitarista/ Pragmática: esta zona explica as concepções significativas sobre a metafísica e filosófica, à compreensão de que o sujeito associa substância para componentes que atribuam na manutenção da vida; Substancialista: associa-se sobre as propriedades e característica dos materiais que são expressas em contexto científico, mas, que ainda é observado no senso comum; Racionalista: é o entendimento a nível microscópico e macroscópico do conceito de substância; e o Relacional: baseia-se na compreensão complexa e ampla do conceito. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi através de uma intervenção em sala de aula, em que participaram 35 estudantes do primeiro ciclo do ensino médio, em uma escola do agreste pernambucano. Com base em uma análise qualitativa, utilizou-se como recurso um estudo de caso histórico desenvolvido com base em partes da história da química sobre o conceito de substância, para a intervenção foi dividida nas seguintes secções: I- Explicações acerca do estudo de caso como ferramenta metodológica para ensino; II- entrega e leitura do caso para que os estudantes observassem o problema proposto e o material para consulta sobre o conceito; III- Tempo e divisão dos estudantes em 5 grupos para que houvesse interação entre os mesmo em busca de solucionar o problema de modo coletivo, emergindo diversos modos de pensar sobre o mesmo conceito e a construção de relatório para análise de dados das respostas desenvolvidas; IV- debate sobre a resolução dos problemas encontrados pelos estudantes e defesa de personagens apresentados no enredo da história e entrega do relatório. Diante da proposta desta pesquisa, os resultados apresentados foram à construção das respostas dos estudantes sobre o caso, a tomada de decisão resultou em um debate entre os grupos para justificativa na escolha dos personagens. O caso narra à história de dois cientistas que entram em conflitos, pois, a população estava sofrendo por uma doença semelhante à peste negra, por um lado um dos cientistas propusera criar uma nova substância a partir dos princípios de Paracelso, na tentativa de salvar as pessoas com um medicamento; do outro lado estava o cientista no qual exclui a possibilidade de formular um novo medicamento, mas que a melhor solução seria isolamento da população ainda não afetada pela doença. Neste contexto, os estudantes começaram a analisar as duas possibilidades. Nas concepções apresentadas nos resultados, os estudantes construíram argumentos que solucionasse o problema no ponto de vista deles; em uma das falas um grupo explicou que concordava com o cientista a favor do isolamento, pois, o outro cientista não poderia ter a certeza que o medicamento ajudasse e que a dosagem correta seria a partir da classificação de moléculas de uma fórmula e que precisaria de bases teóricas sobre o conceito de substância por paracelso; observa-se que nesta fala, os estudantes apresentam duas zonas do perfil conceitual, a zona substancialista quando eles explicam sobre a classificação de moléculas, o que indica certo conhecimento científico e a zona utilitarista/ pragmática, na concepção de malefícios que o medicamento traria, resultando no erro e as explicações sobre as questões filosóficas apresentadas nos conceitos de Paracelso. Outros tipos de zonas foram identificados na medida em que os estudantes argumentavam, onde, essas falas estão explicadas na proporção do andamento deste trabalho, apresentando as demais zonas, generalista e racionalista. A zona relacional, não foi identificada nas respostas, pois, de acordo com (SILVA, 2017) nessa zona o conceito de substância não explícito nem em livros didáticos e até em nível acadêmico, devido ao fato de serem concepções complexas a cerca do conceito. Conclui-se que, o estudo de caso histórico como metodologia de ensino melhorou a compreensão sobre o conceito de substância, pois enquadrar a história da ciência no ensino de química proporciona a reflexão dos estudantes sobre diversos conceitos, possibilitando um ensino/ aprendizagem de qualidade, pois, o estudante passa a refletir e dar significados ao que é aprendido durante a tomada de decisão do problema apontado. Durante a análise das respostas, puderam-se observar as zonas do perfil conceitual de substância, o que nota-se que ao longo do tempo, o estudante consegue construir diversos modos de pensar em meios científicos e senso-comum, isso explica que os estudantes apresentam uma variedade de pensamentos sobre conceitos da química e que esses modos de pensar surgem em situações diversificadas na sala de aula. Palavras-chave: perfil conceitual, substância química, estudo de caso. Referências MORTIMER, E. F. Conceptual Change or Conceptual Profile Change? Science &Education. Vol. 4, n 3. p. 265-287. 1995. SILVA, J. R. R. T. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciên.Educ. Bauru, v.23, n. 3, p. 707-722,2017. SILVA, J.R.R.T. AMARAL, E. M. R.Proposta de um Perfil Conceitual para Substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol.13, Nº3, 2013."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54459-30112018-133535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA ANDREANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO Carla Andreane dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE. carlaandreane_gt@hotmail.com Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A química é uma ciência na qual tem despertado o interesse e a curiosidade humana, a partir da composição da matéria e as transformações da natureza. Porém, ainda é vista como uma disciplina que trabalha conceitos e fórmulas mecanizadas, o que dificulta a compreensão por partes dos estudantes. Consideramos que é através da história da química que o sujeito passa a ter noção sobre a evolução científica, dando significados a essa ciência a partir de como surgiram os conceitos vistos hoje. Diante do que o contexto histórico pode nos proporcionar, temos como o um dos princípios primordiais da química, o conceito de substância, em que diferentes modos de pensar podem ser organizados em termos de um perfil conceitual (MORTIMER, 1995). Segundo esta teoria, um mesmo indivíduo pode possuir diversos modos de pensar sobre um determinado conceito científico, tais modos de pensar parte do pressuposto expresso na maneira de falar, quando o sujeito utiliza o conceito em contextos distintos. Para o conceito de substância, consideramos os aspectos históricos e epistemológicos por meio de um estudo de caso que apresentasse um personagem importante para a química, o alquimista Paracelso, que desempenhou um papel importante para a química na busca de medicamentos a partir de substâncias. Assim, como objetivo deste trabalho, analisou-se a emergência de zonas do perfil conceitual de substância (AMARAL; SILVA, 2013; SILVA, 2017)a partir das respostas apresentas na resolução de um estudo de caso histórico em estudantes do ensino médio. De modo sucinto, as zonas citadas acima se resumem em Generalista: é a ideia de visão sobre o conceito como material palpável ou real, onde qualquer material pode ser considerado uma substância; Utilitarista/ Pragmática: esta zona explica as concepções significativas sobre a metafísica e filosófica, à compreensão de que o sujeito associa substância para componentes que atribuam na manutenção da vida; Substancialista: associa-se sobre as propriedades e característica dos materiais que são expressas em contexto científico, mas, que ainda é observado no senso comum; Racionalista: é o entendimento a nível microscópico e macroscópico do conceito de substância; e o Relacional: baseia-se na compreensão complexa e ampla do conceito. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi através de uma intervenção em sala de aula, em que participaram 35 estudantes do primeiro ciclo do ensino médio, em uma escola do agreste pernambucano. Com base em uma análise qualitativa, utilizou-se como recurso um estudo de caso histórico desenvolvido com base em partes da história da química sobre o conceito de substância, para a intervenção foi dividida nas seguintes secções: I- Explicações acerca do estudo de caso como ferramenta metodológica para ensino; II- entrega e leitura do caso para que os estudantes observassem o problema proposto e o material para consulta sobre o conceito; III- Tempo e divisão dos estudantes em 5 grupos para que houvesse interação entre os mesmo em busca de solucionar o problema de modo coletivo, emergindo diversos modos de pensar sobre o mesmo conceito e a construção de relatório para análise de dados das respostas desenvolvidas; IV- debate sobre a resolução dos problemas encontrados pelos estudantes e defesa de personagens apresentados no enredo da história e entrega do relatório. Diante da proposta desta pesquisa, os resultados apresentados foram à construção das respostas dos estudantes sobre o caso, a tomada de decisão resultou em um debate entre os grupos para justificativa na escolha dos personagens. O caso narra à história de dois cientistas que entram em conflitos, pois, a população estava sofrendo por uma doença semelhante à peste negra, por um lado um dos cientistas propusera criar uma nova substância a partir dos princípios de Paracelso, na tentativa de salvar as pessoas com um medicamento; do outro lado estava o cientista no qual exclui a possibilidade de formular um novo medicamento, mas que a melhor solução seria isolamento da população ainda não afetada pela doença. Neste contexto, os estudantes começaram a analisar as duas possibilidades. Nas concepções apresentadas nos resultados, os estudantes construíram argumentos que solucionasse o problema no ponto de vista deles; em uma das falas um grupo explicou que concordava com o cientista a favor do isolamento, pois, o outro cientista não poderia ter a certeza que o medicamento ajudasse e que a dosagem correta seria a partir da classificação de moléculas de uma fórmula e que precisaria de bases teóricas sobre o conceito de substância por paracelso; observa-se que nesta fala, os estudantes apresentam duas zonas do perfil conceitual, a zona substancialista quando eles explicam sobre a classificação de moléculas, o que indica certo conhecimento científico e a zona utilitarista/ pragmática, na concepção de malefícios que o medicamento traria, resultando no erro e as explicações sobre as questões filosóficas apresentadas nos conceitos de Paracelso. Outros tipos de zonas foram identificados na medida em que os estudantes argumentavam, onde, essas falas estão explicadas na proporção do andamento deste trabalho, apresentando as demais zonas, generalista e racionalista. A zona relacional, não foi identificada nas respostas, pois, de acordo com (SILVA, 2017) nessa zona o conceito de substância não explícito nem em livros didáticos e até em nível acadêmico, devido ao fato de serem concepções complexas a cerca do conceito. Conclui-se que, o estudo de caso histórico como metodologia de ensino melhorou a compreensão sobre o conceito de substância, pois enquadrar a história da ciência no ensino de química proporciona a reflexão dos estudantes sobre diversos conceitos, possibilitando um ensino/ aprendizagem de qualidade, pois, o estudante passa a refletir e dar significados ao que é aprendido durante a tomada de decisão do problema apontado. Durante a análise das respostas, puderam-se observar as zonas do perfil conceitual de substância, o que nota-se que ao longo do tempo, o estudante consegue construir diversos modos de pensar em meios científicos e senso-comum, isso explica que os estudantes apresentam uma variedade de pensamentos sobre conceitos da química e que esses modos de pensar surgem em situações diversificadas na sala de aula. Palavras-chave: perfil conceitual, substância química, estudo de caso. Referências MORTIMER, E. F. Conceptual Change or Conceptual Profile Change? Science &Education. Vol. 4, n 3. p. 265-287. 1995. SILVA, J. R. R. T. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciên.Educ. Bauru, v.23, n. 3, p. 707-722,2017. SILVA, J.R.R.T. AMARAL, E. M. R.Proposta de um Perfil Conceitual para Substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol.13, Nº3, 2013.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.