FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTADA PELO TRIPÉ UNIVERSITÁRIO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Maria Leticia de Sousa David [1]/ leticia.david@aluno.uece.br/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [2]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A docência explicita-se como imprescindível à sociedade, visto que essa concretiza a instrução formal, e, por meio dessa instrução, possibilita aos indivíduos estabelecerem interações e apropriarem-se de conhecimentos. Esses saberes assimilados, quando explicitam as circunstâncias da conjuntura social, econômica e política, proporcionam o desenrolar de ações transformadoras das concepções vigentes. Contudo, faz-se essencial uma atuação comprometida com a mudança, por parte dos docentes. Porquanto, essa ação instiga os alunos a questionarem e suscita nos mesmos o gosto pela aprendizagem. Nesse sentido, o profissional que, durante a formação inicial, estuda a educação de maneira detalhada e consistente delineia-se como pedagogo. Esse profissional se prepara para desenvolver ações que despertem a transformação, que, por sua vez, sintetiza-se numa nova visualização das concepções sociais, num cumprimento dos deveres como cidadão e na luta pela realização dos direitos. Por isso, faz-se indispensável compreender as contribuições dessa formação à docência. A motivação, na perspectiva acadêmica, para realização da pesquisa se traduz no reconhecimento da importância da ação pedagógica transformadora na sociedade e no anseio de entender as principais características duma formação que instiga os profissionais no desenvolvimento da atitude crítica-reflexiva. Quanto à motivação pessoal para realização desse trabalho, destaca-se que, por se estar cursando a graduação em Pedagogia, faz-se essencial entender as contribuições dessa formação embasada pelo tripé universitário à docência, para que se utilize na atuação docente futura. No que se refere à relevância social, delineia-se que esse trabalho proporciona, aos docentes e aos cidadãos, um entendimento da importância da formação pedagógica para atuação educacional consistente e para proporcionar aprendizagem significativa, que findará em cidadãos responsáveis na sociedade. Delimitou-se como objetivo geral à pesquisa: compreender que contribuições a formação pedagógica, baseada no tripé universitário, ocasiona à atuação docente. E como específicos: investigar como a vivência do tripé universitário corrobora a atuação dos futuros professores; identificar que implicações a graduação em pedagogia acarreta ao entendimento do processo educativo e, consequentemente, à transformação educacional; entender como os saberes pedagógicos auxiliam o docente a enfrentar os empecilhos que dificultam a prática pedagógica e, por conseguinte, a aprendizagem significativa. Para fundamentação teórica da pesquisa utilizou-se os autores: Almeida (2011); André et al (2012); Brandão (1981); Minayo (2012); Farias et al (2009); Fazenda (1995); Freire (1996) (1979); Ghiraldelli Jr (1996); Libâneo (1994) (1999); Luckesi (1994); Tardif (2010). A abordagem metodológica escolhida para a realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa desenvolvida teve como tipologia a bibliográfica, que analisa teorias e a partir das mesmas formula novos pressupostos. Nesse sentido, denotou-se que a vivência do tripé universitário traz contribuições indispensáveis aos alunos, pois esse se traduz no ensino, na pesquisa e na extensão. Ensino que, na formação pedagógica, propicia a compreensão de teorias que embasam a educação, por meio das disciplinas. Pesquisa que ocasiona atitude reflexiva e investigativa, corroborando ao desenvolvimento da resiliência nos professores. Extensão que aproxima os graduandos da comunidade e os faz associar, desde o início de sua formação, a teoria com a prática. Dessa forma, o tripé universitário proporciona saberes imprescindíveis ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, como a auto avaliação quanto às atitudes tomadas em sala de aula. Em adição, revela-se que a Licenciatura em Pedagogia proporciona ao indivíduo um estudo sistematizado sobre o fenômeno educativo e, por conseguinte, esse também é impulsionado a transformação social, quando dedica-se ao estudo com veemência e atenta-se aos diálogos estabelecidos no ambiente universitário. Desse modo, quem define a dicotomia na formação pedagógica são os próprios indivíduos que a vivenciam. Os que optam por negligenciarem esse momento formativo, também seguirão, sem perceberem, os ideais dominantes durante o exercício de sua profissão. Em contraponto, os que defendem e desenvolvem as ações para a transformação educacional e, consequentemente, social são os que perceberam as concepções exploratórias vigentes e se posicionam no desenvolvimento da criticidade dos educandos. Em complemento, ressalta-se que os saberes pedagógicos ocasionam inúmeros benefícios à atuação docente, como a alteridade, o compromisso e o reconhecimento da importância da coletividade. A aprendizagem significativa, em meio às circunstâncias pedagógicas, desenvolve-se e promove modificações nos discentes ao saírem das aulas. Desse modo, os empecilhos estruturais e sociais podem ser superados com um tratamento diferenciado no recinto escolar. Ou seja, tratando os que estão com maiores dificuldades como distintos dos que se destacam no âmbito intelectual, se consegue fazer com que esses gradativamente obtenham maior aprendizagem. Diante desses aspectos, compreendeu-se que ao passar pela Graduação em Pedagogia, embasada pelo tripé universitário, o docente, que se dedicou aos estudos durante a graduação, formula novas formas de atuar para proporcionar a transformação e o desenvolvimento do senso crítico nos educandos. Conclui-se, com isso, que a ação pedagógica promove mudanças nas atitudes dos professores frente aos preceitos vigentes na sociedade, desenvolvendo criticidade nos discentes. Palavras-chave: Formação Pedagógica, Tripé Universitário, Educação Transformadora, Constituição da Criticidade. Referências ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição Didática: por onde começar? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 70 p. ANDRÉ, Marli et al 12 ed. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Editora Papirus, 2012. 143 p. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. 117 p. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108 p. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 2 ed. Brasília: Editora Ltda, 2009. 179 p. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Sobre a arte ou a estética do ato de pesquisar na educação. In:________. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995. cap. 01, p. 11-15. ___________________________. 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