Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51465
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 52545
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA"
    "resumo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA Pollyanne Christine Rodrigues Freire [1] /pollyanne_cfr@outlook.com/ IFAL Flávia Braga do Nascimento Serbim [2] / IFAL Marco Antônio Santos da Silva [3] / IFAL Eixo Temático: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - COM ENFASE NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, METODOLOGICA E PRÁTICAS DOCENTES Resumo Baseado em experiências vivenciadas em sala de aula, durante o PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) e na disciplina Estágio Supervisionado, que possuem a finalidade de levar os alunos de licenciatura a observarem e vivenciarem a realidade do ensino nas escolas foi possível perceber que muitos alunos do ensino médio possuem um baixo rendimento em Química, devido à dificuldade de percepção dos temas abordados em seu cotidiano, não compreendendo a importância do estudo da disciplina, e uma falta de motivação para os estudos. Desse modo, desenvolvemos, durante a disciplina de projetos integradores, uma história em quadrinhos (HQ) utilizando o Power Point Office e com o auxílio de outros aplicativos, como o Paint 3D e Bitmoji para criação do avatar e dos cenários. A HQ produzida possui a finalidade de complementar o trabalho realizado nas aulas do conteúdo de Cinética Química, com o objetivo de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de um recurso lúdico, como alternativa metodológica que possa ser trabalhada durante a Residência Pedagógica, de maneira que contribua na formação docente inicial. As HQs são atividades lúdicas que apresentam os conteúdos de forma prazerosa e divertida, que contribui e promove positivamente motivação e interesse, tornando os alunos mais participativos e ativos nas aulas. Para Ramos (2010), as HQs também visam aproximar os conteúdos com o cotidiano dos alunos, permeando uma série de propostas didáticas, as quais chegam a se expressar, em diferentes níveis, nas salas de aulas reais das ciências. O mesmo autor indica ainda que pela capacidade das HQs de instigar a participação ativa e dinâmica dos estudantes, desperta a curiosidade e interesse pela disciplina. Em colaboração a isso, Ramos (2010) também desta que o uso das HQ's no ambiente escolar é importante, onde oportuniza várias opções de aprendizagem com fins pedagógicos. De acordo com Oliveira (2007), as HQs possuem a capacidade de despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, pois possui uma linguagem simples e curta. Entre os resultados possíveis também estão o incentivo à leitura e ampliação do vocabulário do aluno, além de ampliar e oportunizar o aprendizado e a motivação. Diante disso, este trabalho apresenta um relato da utilização de uma HQ nas aulas de Cinética Química, em uma turma com 34 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas. Para que fosse possível alcançar bons resultados e que a aplicação da HQ não fosse somente uma aula lúdica para os alunos, fez-se necessário a criação de uma atividade referente ao conteúdo abordado de Cinética Química para a avaliação do conhecimento adquirido por eles com a leitura e da mesma forma, um questionário aberto foi aplicado para registrar as experiências dos participantes e a avaliação dessa metodologia. Após a correção das atividades, foi possível observar que aproximadamente 85% dos alunos responderam de forma correta a maioria das questões. De forma geral, houve um maior rendimento de acertos comparado com o de erros. Com isso, pode-se perceber que os quadrinhos ajudaram os alunos a compreenderem e a formular suas respostas da melhor forma possível. Tendo em vista que, segundo Santos (2001) o uso de imagens, facilita a memorização dos conteúdos. Sobre o relato de experiência dos participantes, ao perguntar para eles se o uso desse tipo de ferramenta poderia auxiliar no ensino de química, despertando uma boa participação dos alunos nas aulas dessa disciplina, cerca de 95% dos alunos responderam e aceitaram de forma positiva a metodologia. Com isso, foi perceptível que essa metodologia foi bem aceita pelos discentes e que ela ajudou a assimilar o conteúdo de forma clara e atrativa. Também foi possível observar com essa experiência, a interação e empolgação dos alunos durante a aula, como eles se comportavam quando compreendiam o conteúdo ao se divertirem com a leitura. De modo geral, os resultados da atividade prática foram positivos e é uma forma de incentivo a futuros professores no sentido de fazê-los refletir sobre novas abordagens metodológicas através de ferramentas educacionais lúdicas estimuladoras, visto que o desenvolvimento e a aplicação da HQ, como uma metodologia de ensino, mostrou que pode auxiliar na introdução ou revisão do conteúdo abordado no ensino de química de forma eficaz. Explorar este material em sala de aula também incentivou a leitura, a escrita e a pesquisa, exercitando a criatividade de forma prazerosa e divertida, tanto dos alunos, quando dos professores. A aplicação da HQ, como metodologia de ensino, e as experiências vivenciadas durante o período de aplicação contribuem com a formação docente inicial e podem contribuir com a formação continuada de outros docentes, a partir da divulgação desse trabalho, de modo a associar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, além de complementar o processo de ensino e aprendizagem e de fortalecer e enriquecer a formação profissional. Este trabalho trouxe resultados positivos e significativos para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Cinética Química. Outra possibilidade de uso das HQs no ambiente escolar é propor aos alunos que criem suas próprias histórias, utilizando os conteúdos abordados nas aulas, nas atividades de laboratório e/ou pesquisa na escola. Palavras-chave: Ensino de Química, Histórias em Quadrinhos, Cinética Química. Referências FRANCISCO, C. M. e PEREIRA, A.S. Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em:. Acesso em: 06 de abr de 2018. OLIVEIRA, Ronilço Cruz. O papel do gibi no processo de aprendizagem, na afetividade e nas emoções. 2007. Disponível em: Acesso em: 15 de mai de 2018. RAMOS, P.; VERGUEIRO, W (Orgs). A linguagem dos quadrinhos: uma "alfabetização" necessária. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. Contexto: São Paulo, 2010. SANTOS, R.E. A. Aplicações da história em quadrinhos. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 22, n. s/n, p. 46-51, 2001. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 2003f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, UFSCar, 2004."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-52545-30112018-222203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNE CHRISTINE RODRIGUES FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51465
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 52545
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA"
    "resumo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA Pollyanne Christine Rodrigues Freire [1] /pollyanne_cfr@outlook.com/ IFAL Flávia Braga do Nascimento Serbim [2] / IFAL Marco Antônio Santos da Silva [3] / IFAL Eixo Temático: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - COM ENFASE NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, METODOLOGICA E PRÁTICAS DOCENTES Resumo Baseado em experiências vivenciadas em sala de aula, durante o PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) e na disciplina Estágio Supervisionado, que possuem a finalidade de levar os alunos de licenciatura a observarem e vivenciarem a realidade do ensino nas escolas foi possível perceber que muitos alunos do ensino médio possuem um baixo rendimento em Química, devido à dificuldade de percepção dos temas abordados em seu cotidiano, não compreendendo a importância do estudo da disciplina, e uma falta de motivação para os estudos. Desse modo, desenvolvemos, durante a disciplina de projetos integradores, uma história em quadrinhos (HQ) utilizando o Power Point Office e com o auxílio de outros aplicativos, como o Paint 3D e Bitmoji para criação do avatar e dos cenários. A HQ produzida possui a finalidade de complementar o trabalho realizado nas aulas do conteúdo de Cinética Química, com o objetivo de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de um recurso lúdico, como alternativa metodológica que possa ser trabalhada durante a Residência Pedagógica, de maneira que contribua na formação docente inicial. As HQs são atividades lúdicas que apresentam os conteúdos de forma prazerosa e divertida, que contribui e promove positivamente motivação e interesse, tornando os alunos mais participativos e ativos nas aulas. Para Ramos (2010), as HQs também visam aproximar os conteúdos com o cotidiano dos alunos, permeando uma série de propostas didáticas, as quais chegam a se expressar, em diferentes níveis, nas salas de aulas reais das ciências. O mesmo autor indica ainda que pela capacidade das HQs de instigar a participação ativa e dinâmica dos estudantes, desperta a curiosidade e interesse pela disciplina. Em colaboração a isso, Ramos (2010) também desta que o uso das HQ's no ambiente escolar é importante, onde oportuniza várias opções de aprendizagem com fins pedagógicos. De acordo com Oliveira (2007), as HQs possuem a capacidade de despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, pois possui uma linguagem simples e curta. Entre os resultados possíveis também estão o incentivo à leitura e ampliação do vocabulário do aluno, além de ampliar e oportunizar o aprendizado e a motivação. Diante disso, este trabalho apresenta um relato da utilização de uma HQ nas aulas de Cinética Química, em uma turma com 34 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas. Para que fosse possível alcançar bons resultados e que a aplicação da HQ não fosse somente uma aula lúdica para os alunos, fez-se necessário a criação de uma atividade referente ao conteúdo abordado de Cinética Química para a avaliação do conhecimento adquirido por eles com a leitura e da mesma forma, um questionário aberto foi aplicado para registrar as experiências dos participantes e a avaliação dessa metodologia. Após a correção das atividades, foi possível observar que aproximadamente 85% dos alunos responderam de forma correta a maioria das questões. De forma geral, houve um maior rendimento de acertos comparado com o de erros. Com isso, pode-se perceber que os quadrinhos ajudaram os alunos a compreenderem e a formular suas respostas da melhor forma possível. Tendo em vista que, segundo Santos (2001) o uso de imagens, facilita a memorização dos conteúdos. Sobre o relato de experiência dos participantes, ao perguntar para eles se o uso desse tipo de ferramenta poderia auxiliar no ensino de química, despertando uma boa participação dos alunos nas aulas dessa disciplina, cerca de 95% dos alunos responderam e aceitaram de forma positiva a metodologia. Com isso, foi perceptível que essa metodologia foi bem aceita pelos discentes e que ela ajudou a assimilar o conteúdo de forma clara e atrativa. Também foi possível observar com essa experiência, a interação e empolgação dos alunos durante a aula, como eles se comportavam quando compreendiam o conteúdo ao se divertirem com a leitura. De modo geral, os resultados da atividade prática foram positivos e é uma forma de incentivo a futuros professores no sentido de fazê-los refletir sobre novas abordagens metodológicas através de ferramentas educacionais lúdicas estimuladoras, visto que o desenvolvimento e a aplicação da HQ, como uma metodologia de ensino, mostrou que pode auxiliar na introdução ou revisão do conteúdo abordado no ensino de química de forma eficaz. Explorar este material em sala de aula também incentivou a leitura, a escrita e a pesquisa, exercitando a criatividade de forma prazerosa e divertida, tanto dos alunos, quando dos professores. A aplicação da HQ, como metodologia de ensino, e as experiências vivenciadas durante o período de aplicação contribuem com a formação docente inicial e podem contribuir com a formação continuada de outros docentes, a partir da divulgação desse trabalho, de modo a associar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, além de complementar o processo de ensino e aprendizagem e de fortalecer e enriquecer a formação profissional. Este trabalho trouxe resultados positivos e significativos para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Cinética Química. Outra possibilidade de uso das HQs no ambiente escolar é propor aos alunos que criem suas próprias histórias, utilizando os conteúdos abordados nas aulas, nas atividades de laboratório e/ou pesquisa na escola. Palavras-chave: Ensino de Química, Histórias em Quadrinhos, Cinética Química. Referências FRANCISCO, C. M. e PEREIRA, A.S. Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em:. Acesso em: 06 de abr de 2018. OLIVEIRA, Ronilço Cruz. O papel do gibi no processo de aprendizagem, na afetividade e nas emoções. 2007. Disponível em: Acesso em: 15 de mai de 2018. RAMOS, P.; VERGUEIRO, W (Orgs). A linguagem dos quadrinhos: uma "alfabetização" necessária. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. Contexto: São Paulo, 2010. SANTOS, R.E. A. Aplicações da história em quadrinhos. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 22, n. s/n, p. 46-51, 2001. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 2003f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, UFSCar, 2004."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-52545-30112018-222203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNE CHRISTINE RODRIGUES FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA Pollyanne Christine Rodrigues Freire [1] /pollyanne_cfr@outlook.com/ IFAL Flávia Braga do Nascimento Serbim [2] / IFAL Marco Antônio Santos da Silva [3] / IFAL Eixo Temático: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - COM ENFASE NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, METODOLOGICA E PRÁTICAS DOCENTES Resumo Baseado em experiências vivenciadas em sala de aula, durante o PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) e na disciplina Estágio Supervisionado, que possuem a finalidade de levar os alunos de licenciatura a observarem e vivenciarem a realidade do ensino nas escolas foi possível perceber que muitos alunos do ensino médio possuem um baixo rendimento em Química, devido à dificuldade de percepção dos temas abordados em seu cotidiano, não compreendendo a importância do estudo da disciplina, e uma falta de motivação para os estudos. Desse modo, desenvolvemos, durante a disciplina de projetos integradores, uma história em quadrinhos (HQ) utilizando o Power Point Office e com o auxílio de outros aplicativos, como o Paint 3D e Bitmoji para criação do avatar e dos cenários. A HQ produzida possui a finalidade de complementar o trabalho realizado nas aulas do conteúdo de Cinética Química, com o objetivo de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de um recurso lúdico, como alternativa metodológica que possa ser trabalhada durante a Residência Pedagógica, de maneira que contribua na formação docente inicial. As HQs são atividades lúdicas que apresentam os conteúdos de forma prazerosa e divertida, que contribui e promove positivamente motivação e interesse, tornando os alunos mais participativos e ativos nas aulas. Para Ramos (2010), as HQs também visam aproximar os conteúdos com o cotidiano dos alunos, permeando uma série de propostas didáticas, as quais chegam a se expressar, em diferentes níveis, nas salas de aulas reais das ciências. O mesmo autor indica ainda que pela capacidade das HQs de instigar a participação ativa e dinâmica dos estudantes, desperta a curiosidade e interesse pela disciplina. Em colaboração a isso, Ramos (2010) também desta que o uso das HQ's no ambiente escolar é importante, onde oportuniza várias opções de aprendizagem com fins pedagógicos. De acordo com Oliveira (2007), as HQs possuem a capacidade de despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, pois possui uma linguagem simples e curta. Entre os resultados possíveis também estão o incentivo à leitura e ampliação do vocabulário do aluno, além de ampliar e oportunizar o aprendizado e a motivação. Diante disso, este trabalho apresenta um relato da utilização de uma HQ nas aulas de Cinética Química, em uma turma com 34 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas. Para que fosse possível alcançar bons resultados e que a aplicação da HQ não fosse somente uma aula lúdica para os alunos, fez-se necessário a criação de uma atividade referente ao conteúdo abordado de Cinética Química para a avaliação do conhecimento adquirido por eles com a leitura e da mesma forma, um questionário aberto foi aplicado para registrar as experiências dos participantes e a avaliação dessa metodologia. Após a correção das atividades, foi possível observar que aproximadamente 85% dos alunos responderam de forma correta a maioria das questões. De forma geral, houve um maior rendimento de acertos comparado com o de erros. Com isso, pode-se perceber que os quadrinhos ajudaram os alunos a compreenderem e a formular suas respostas da melhor forma possível. Tendo em vista que, segundo Santos (2001) o uso de imagens, facilita a memorização dos conteúdos. Sobre o relato de experiência dos participantes, ao perguntar para eles se o uso desse tipo de ferramenta poderia auxiliar no ensino de química, despertando uma boa participação dos alunos nas aulas dessa disciplina, cerca de 95% dos alunos responderam e aceitaram de forma positiva a metodologia. Com isso, foi perceptível que essa metodologia foi bem aceita pelos discentes e que ela ajudou a assimilar o conteúdo de forma clara e atrativa. Também foi possível observar com essa experiência, a interação e empolgação dos alunos durante a aula, como eles se comportavam quando compreendiam o conteúdo ao se divertirem com a leitura. De modo geral, os resultados da atividade prática foram positivos e é uma forma de incentivo a futuros professores no sentido de fazê-los refletir sobre novas abordagens metodológicas através de ferramentas educacionais lúdicas estimuladoras, visto que o desenvolvimento e a aplicação da HQ, como uma metodologia de ensino, mostrou que pode auxiliar na introdução ou revisão do conteúdo abordado no ensino de química de forma eficaz. Explorar este material em sala de aula também incentivou a leitura, a escrita e a pesquisa, exercitando a criatividade de forma prazerosa e divertida, tanto dos alunos, quando dos professores. A aplicação da HQ, como metodologia de ensino, e as experiências vivenciadas durante o período de aplicação contribuem com a formação docente inicial e podem contribuir com a formação continuada de outros docentes, a partir da divulgação desse trabalho, de modo a associar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, além de complementar o processo de ensino e aprendizagem e de fortalecer e enriquecer a formação profissional. Este trabalho trouxe resultados positivos e significativos para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Cinética Química. Outra possibilidade de uso das HQs no ambiente escolar é propor aos alunos que criem suas próprias histórias, utilizando os conteúdos abordados nas aulas, nas atividades de laboratório e/ou pesquisa na escola. Palavras-chave: Ensino de Química, Histórias em Quadrinhos, Cinética Química. Referências FRANCISCO, C. M. e PEREIRA, A.S. Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em:. Acesso em: 06 de abr de 2018. OLIVEIRA, Ronilço Cruz. O papel do gibi no processo de aprendizagem, na afetividade e nas emoções. 2007. Disponível em: Acesso em: 15 de mai de 2018. RAMOS, P.; VERGUEIRO, W (Orgs). A linguagem dos quadrinhos: uma "alfabetização" necessária. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. Contexto: São Paulo, 2010. SANTOS, R.E. A. Aplicações da história em quadrinhos. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 22, n. s/n, p. 46-51, 2001. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 2003f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, UFSCar, 2004.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.