TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA MARXIANA-LUKACSIANA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DA PRÁXIS DOCENTE NA FORMAÇÃO DE INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Maria Márcia Melo de Castro Martins/marcia.melo@uece.br/Universidade Estadual do Ceará - UECE Najla Almeida Marques Pereira/UECE Mariana Cunha Castro/UECE Maria Marina Dias Cavalcante/UECE Eixo Temático: Formação Inicial e continuada de professores Agência Financiadora: FUNCAp Resumo Esta produção insere-se no contexto da pesquisa de doutoramento em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação, intitulada Trabalho Docente na Licenciatura em Ciências Biológicas na perspectiva da Ontologia Marxiana-lukacsiana. Traz as contribuições do Estado da Questão que foi produzido como forma de aproximação ao objeto de estudo em questão, o trabalho docente na formação inicial de professores de Biologia. "A finalidade do 'estado da questão' é de levar o pesquisador a registrar, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, como se encontra o tema ou o objeto de sua investigação no estado atual da ciência ao seu alcance" (THERRIEN; NÓBREGA-THERRIEN, 2004, p.7). Nesse sentido, cumpre um papel decisivo no refinamento da delimitação do objeto de pesquisa, (re) elaboração dos objetivos e enriquecimento da problematização. Assim, como etapa inicial da investigação, a realização do EQ nos possibilitou uma aproximação acadêmico-científica ao objeto em questão. Buscamos identificar as produções que discutem a categoria trabalho docente na perspectiva da Ontologia marxiana-lukacsiana, e se essa discussão se faz presente no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Assim, este trabalho tem por objetivo explicitar as contribuições do Estado da Questão à referida pesquisa, destacadamente no tocante à relação trabalho e educação, nos Anais da ANPED e no Banco de teses e dissertações do PPGE. O Estado da Questão foi elaborado durante os semestres 2016.1 e 2017.2. A busca nas reuniões anuais da ANPED foi realizada em material disponível on line, no GT 09 - Trabalho e Educação, compreendendo o período de 2000 a 2015 (não estão disponibilizados on line os trabalhos das reuniões anteriores a 2000). Optamos por consultar os trabalhos da modalidade Comunicações Orais pela maior extensão do conteúdo, se comparados aos Pôsteres. Já no Banco de dissertações e teses do PPGE, consultamos as produções de 2004 (ano de ingresso da primeira turma, no então Curso de Mestrado Acadêmico em Educação - CMAE, e posteriormente, PPGE) até 2017.1. Encontramos nove artigos nos Anais da ANPED que se aproximam de nossa discussão (SOUZA JÚNIOR, 2015; MORAES, 2012; QUARESMA, 2012; SOUSA JÚNIOR, 2010; VENDRAMINI, 2009; TITTON, 2008; CIAVATTA e TREIN, 2007; TASSIGNY, 2005; e MACÁRIO, 2001), mas apenas três o fazem na perspectiva teórica que assumimos, da Ontologia do ser social (MACÁRIO, 2001; TASSIGNY, 2005; TITTON, 2008). A pesquisa de Titton (2008) defende que o trabalho é princípio educativo de uma proposição pedagógica fundada no projeto histórico socialista, tendo por base o marxismo e como elemento central impulsionador a auto-organização do coletivo, por articular-se ao trabalho socialmente útil e às possibilidades de apreensão das alternativas que somente no e pelo trabalho poderão demonstrar o acerto de tal proposição. Já a investigação de Tassigny (2005) propõe aprofundar o debate acerca da educação em suas origens ontogenéticas; percurso através do qual se tornou possível discuti-la como mediação fundamental no processo de desenvolvimento do gênero humano, portanto, existente como complexo social que guarda estreita relação com a categoria da ética. Por fim, o trabalho de Macário (2001) teve a pretensão de contribuir para uma ontologia da educação. Destaca que tal abordagem não pode fugir à determinação do trabalho como elemento estruturante da esfera social, mas, por outro lado, tem de captar a especificidade da educação no interior do metabolismo sócio-histórico e em relação mediata com a produção material. Os estudos de Titton (2008), Tassigny (2008) e o de Macário (2011) contribuem para o estabelecimento de nexos importantes entre o objeto de tese, as categorias teóricas e a ontologia marxiana-lukacsiana. O processo de fundamentação das categorias teóricas de nosso objeto de tese: Educação, Trabalho e Emancipação Humana serão desenvolvidos articuladas ao trabalho docente desenvolvido na formação inicial de professores de Biologia. No banco de teses e dissertações do PPGE localizamos cinco dissertações que tratam da Educação e Trabalho, na perspectiva do nosso pressuposto teórico, a ontologia lukacsiana e embasadas na concepção do Materialismo Histórico Dialético, podendo trazer significativas contribuições à compreensão das categorias teóricas e ao método de investigação assumido no trabalho de tese. Dentre os trabalhos inventariados, nos debruçamos sobre os de Lima (2009), Santos (2011) e Braga (2011). Lima (2009) desenvolve uma análise ontológica da educação, buscando evidenciar sua essência e suas relações com a totalidade social, considerando a necessidade de uma contraposição à fetichização que a envolve e dissimula suas reais funções numa sociedade capitalista. Conclui que à luz da ontologia lukacsiana, a compreensão da educação como panaceia geral desconsidera a relação de dependência ontológica que este complexo mantém com o trabalho, na sua gênese, e com a esfera da economia, na sua reprodução. Já o trabalho de Santos (2011), a rigor, pretende aferir em que medida a relação trabalho-educação explicitada pela Pedagogia Histórico Crítica estaria em consonância com os pressupostos da ontologia marxiana. Foram analisados os textos de Saviani, bem como de outros autores que ajudaram a traçar uma contextualização da educação a partir da centralidade do trabalho na constituição do homem como ser social. Por fim, o estudo de Braga (2011) buscou compreender as relações entre a alienação e o complexo da educação, mormente nas condições da crise contemporânea do capital. Por meio desta, denuncia o processo de exploração vivenciado pelos trabalhadores, ao mesmo tempo em que aponta como possibilidade, a alternativa da emancipação humana. Nas buscas realizadas no site do PPGE/UECE, assim como nas Reuniões Anuais da ANPED não encontramos pesquisas que tratassem diretamente do trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas, relacionados às categorias Educação e Trabalho, contudo as produções aqui inventariadas aproximam-se de nossas intenções de investigação, sobretudo quanto aos fundamentos teórico-metodológicos. Palavras-chave: Ontologia marxiana-lukacsiana, Práxis docente, Licenciatura em Biologia. Referências BRAGA, Samara Almeida Chaves. Elementos Introdutórios ao Complexo da Alienação na Ontologia de Lukács- Um Estudo Fundado na possibilidade de Emancipação. Fortaleza. Dissertação [Mestre] - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 2011. LIMA, Marteana Ferreira. Trabalho- Reprodução Social e Educação em Lukács. Fortaleza. Dissertação [Mestre] - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 2009. MACÁRIO, Epitácio. Determinações Ontológicas da educação: uma leitura à luz da categoria trabalho. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001, Caxambu. Anais... . Caxambu: Anped, 2001. TITTON, Mauro. O princípio educativo do trabalho e o trabalho enquanto princípio educativo: Ampliando o debate com os movimentos de luta social. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu. Anais... . Caxambu: Anped, 2008. SANTOS, Marismenia Nogueira dos. A Pedagógia Histórico-Crítica e o Projeto de Emancipação Humana-Aproximações na Perspectiva da Ontologia Lukacsiana. Fortaleza. Dissertação [Mestre] - Programa de Pós-Graduação em