UM SABER NECESSÁRIO: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Candida Rosiane Araújo Vieira1/rose.vieiraaraujo@gmail.com/Universidade Estadual do Ceará) Francisco Thalis Ferreira Martins2 /Universidade Estadual do Ceará) Debora Gonçala Gomes de Sousa3 / Universidade Estadual do Ceará) Jean do Vale4/ Universidade Estadual do Ceará) Francisco Victor Alves de Pinho5/ Universidade Estadual do Ceará) Deborah Ximenes Torres Holanda6 /Universidade Estadual do Ceará) Eixo Temático: Políticas educacionais, avaliação e Currículo - com ênfase nas novas demandas curriculares para a formação de professores e para a docência no cotidiano das escolas de educação básica. RESUMO O livro didático apresenta-se como uma das ferramentas muito utilizada em sala de aula por professores e alunos, sendo este um recurso de qualidade de conteúdo oferecido à educação, além de ser muito importante na instrumentação da pesquisa e na elaboração do saber do aluno, como cita Abreu, Gomes e Lopes (2006) o livro possui o intuito de dinamizar o conhecimento para fins escolares e/ou com o propósito de formação de valores. Para que isso ocorra, é fundamental que os educadores adotem livros didáticos que contemplem de textos atuais, com temas presentes no cotidiano dos alunos e que envolvam a relação entre ciência, tecnologia e sociedade também é interessante ponderar que, mesmo valorizando a contextualização dos conteúdos didáticos, alguns livros não fazem a interdisciplinaridade do conteúdo indo a desencontro ao que é proposto nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), pois estes apontam a importância de se trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada na sala de aula (BRASIL, 2012). Pesquisas na área das ciências da natureza que estudam, discutem e refletem a temática evolução nos livros didáticos, revela à importância de se abordar a temática evolução em sala de aula, para Ferreira (2012) os Livros didáticos precisam, sem dúvida, conter ferramentas que incitem a discussão sobre o conteúdo teórico a fim de permitir sua conversão em conhecimento, pois se faz necessário o estudo do tema evolução, essa temática vem a caracterizar o surgimento da humanidade bem como suas características primitivas, além de se um fator primordial para se estudar os demais critérios de notórios a descoberta das espécies e os demais temas que seguem a evolução das espécies. Diante disso se faz necessário o estudo da temática. Diante desse o presente trabalho tem como objetivo analisar de acordo com a percepção dos alunos da disciplina de biologia evolutiva os aspectos relacionados a abordagem do conteúdo de evolução presentes no livro didático de biologia. Inicialmente os alunos da disciplina de biologia evolutiva foram convidados para realizarem analise dos livros didáticos do ensino médio que foram propostos ao critério dos mesmos para a elaboração dos resultados dessa pesquisa. Para analisar a como os temas sobre evolução são abordados nos livros didáticos foram utilizadas como base as quatro classes de critérios empregadas para a Avaliação dos Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio PNLDEM: correção e adequação conceituais, e precisão da informação básica fornecida; adequação e coerência metodológicas; promoção de visões adequadas sobre a construção do conhecimento científico; princípios éticos/educação para a cidadania. Os resultados foram obtidos através de um questionário online com cinco questões abertas e fechadas, com o intuito de facilitar a analise. As perguntas do questionário levam em consideração à coerência do texto, a presença da temática evolução, a contextualização da temática além analise de atividades sugeridas este processo de avaliação das obras foi realizado através de uma analise individual seguindo a linha de coerência solicita pelo professor da disciplina. Inicialmente foi perguntado qual o livro utilizado para analise sendo as duas coletâneas escolhidas foram: Contato biologia e biologia das populações ambos da III edição. Os alunos foram questionados sobre a sua avaliação sobre os assuntos sobre as teorias evolucionistas tratada no livro didático analisado, todos os alunos afirmaram que as informações que contemplava o livro didático possuem relevância no contexto pedagógico. Ao serem questionados sobre o grau de coerência entre as informações apresentadas os alunos destacam a coerência dos textos que apresenta uma linguagem clara que facilita a compreensão dos alunos, Pinheiro (2012) em seu trabalho afirma que as informações do livro devem ser organizadas de maneira clara e objetiva e temática possa abranger todos os pontos relevantes, com o intuito de instigar seu interesse do aluno. Quando indagados sobre atividades sugeridas ao longo dos capítulos se as mesmas têm relação direta com o conteúdo trabalhado, os resultados foram positivos uma vez que todos os alunos responderam sim e completam que as atividades apresentava cunho contextualizado permitindo ao aluno aplicar o conhecimento extraído do capitulo. De acordo com Almeida e Silveira (2010) os livros didáticos de biologia reúnem as produções científicas, adequando-as aos alunos com base nos valores psicopedagógicos de cada série fazendo o aluno construir um pensamento critico do tema analisado, pois estes apresentando-se, atualmente, de forma dinâmica e acessível aos seus usuários, de tal forma, que apresentam exercícios e situações interessantes e inovadoras. Segundo os alunos nas coletâneas analisadas não disponibilizam uma fonte complementar de informação o que é bem importante na construção do conhecimento. A temática evolução possui grande valor didático, permitindo ao aluno conhecer melhor a evolução e as terias que as fundamentam sendo assim foi verificado a grande importância da abordagem estes assuntos no contexto escolar que é de fundamental importância para que os alunos construir um pensamento amplo sobre o assunto. Através da analise da abordagem do tema evolução nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio verificamos que os conceitos estão atualizados, adequados e corretamente apresentados, contribuindo de maneira significativa para aprendizagem dos estudantes. A análise permitiu concluir que os livros exibiam aspectos positivos relacionados à coerência e adequada contextualização do conhecimento cientifico, abordando de maneira expressiva temas uma vez que o livro é a principal ferramenta pedagógica utilizada na transmissão de conhecimento pelos professores. Palavras Chaves: Livro didático, Evolução, Ensino de Biologia REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABREU, Rozana Gomes de; GOMES, Maria Margarida. Contextualização e tecnologias em livros didáticos de biologia e química. Investigação em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, 2006. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino. ALMEIDA, Elineí Araújo de; SILVEIRA, Mariana Leite da. Análise dos temas clonagem, transgênicos e células-tronco em livros didáticos de biologia do ensino médio e proposição de uma sequência didática complementar. Revista da SBEnBio , n. 3, out. 2010. BRASIL, mec. Ministério da Educação. Guia do Livro Didático. PNLD, 2012.