Este trabalho resulta de um projeto desenvolvido no Ensino Fundamental e objetiva investigar as dificuldades dos alunos do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental do município de Porteiras em relação à aprendizagem de álgebra, dificuldades estas que provavelmente iniciaram na introdução ao pensamento algébrico, uma vez que tal processo representa uma transição entre o que era manipulado pelo discente como concreto e que passa, então, para a abstrata incógnita. Para atingir o nosso objetivo realizamos uma investigação qualitativa que teve o questionário como procedimento de coleta e analisamos os dados por meio de análise interpretativa com uso de gráficos. Utilizamos as leituras de Araújo (2008), Lamonato e Passos (2011), Peça (2012) dentre outros como fundamentação teórica do nosso texto. A partir das respostas dos alunos, percebemos que eles apresentam muita dificuldade na introdução ao pensamento algébrico e é observável a falta de conhecimento do conteúdo. Um dos fatores que sobressaiu é que os alunos relataram que esses conhecimentos não serviriam para eles, pois eles não o usariam no dia-a-dia. Assim, concluímos que os alunos necessitam de que os conhecimentos de álgebra sejam melhor vivenciado, uma vez que não conseguem resolver uma simples equação algébrica, e isso é um problema que afeta na aprendizagem dos alunos no Ensino Médio e, mais tarde, na vida acadêmica. Palavras-chave: Álgebra, Dificuldades de aprendizagem, Ensino de matemática.