O objetivo deste estudo é refletir as práticas de ensino do professor de Atendimento Educacional Especializado de crianças com necessidades educativas especiais em um centro de Educação Infantil numa cidade interiorana do Estado do Ceará. Além disso, procuramos analisar como acontece o processo de aprendizagem dessas crianças e de que modo as práticas do professor contribuem ou não para o desenvolvimento das crianças com NEE. Aplicamos um questionário – que tratavam da prática docente do professor de Educação Especial – para uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Encontramos que as necessidades mais recorrentes entre os alunos com NEE são, linguagem oral e escrita, aspectos cognitivos, físicos e motores, dificuldades em reter informações, atenção, concentração e memória. A participante apontou que executa na alfabetização das crianças atividades a partir de jogos pedagógicos, e materiais produzidos pelo professor de Atendimento Educacional Especializado. A educadora destacou que, para as crianças atendidas, a estrutura física do prédio escolar não é favorável às suas necessidades. Visto isso reflete-se que uma educação de equidade deve se centrar numa preocupação de acessibilidade que ultrapasse o modelo de educação em sala de aula, abrangendo todo o ambiente escolar. Através desse estudo, foi possível analisar o modo como o professor concebe suas práticas de ensino no AEE para crianças com NEE, destacando o caráter protagonistas destas crianças. Palavras-chave: Educação Especial; Educação Infantil; Práticas de ensino.