Ações do PIBID-Educação Física da UFAL-Arapiraca na Semana de Arte 2018 da Escola Estadual Santos Ferraz: criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar na escola. Yzaac Francisco da Silva/franciscoyzaac@gmail.com/ Universidade Federal de Alagoas Ingred Myllena de Araújo Barbosa/Universidade Federal de Alagoas Carleane Ribeiro da Silva/Universidade Federal de Alagoas Priscila Costa Souza/Universidade Federal de Alagoas Vannina de Oliveira Assis/Universidade Federal de Alagoas Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES. Resumo O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem (CAPES, 2018). Sendo possível então desenvolver projetos de ensino, reconhecer os progressos e as dificuldades da prática docente, de maneira a encontrar formas de aplicar os projetos realizados na escola, integrando a comunidade escolar propriamente dita (professores, alunos, coordenadores). Neste sentido objetiva-se relatar uma experiência com o desenvolvimento de ações pelos bolsistas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na 'VIII Semana de Arte da Santos Ferraz' (SASF). Evento realizado anualmente durante uma semana e que conta com apresentações artísticas entre outras atividades que envolvem a comunidade escolar. Na edição deste ano agregou quatro outros projetos da escola: 1. "Nêga Vitú", consiste na valorização da cultura afrodescendente baseado na Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, efetivado pela organização e realização por parte dos alunos de um desfile de beleza negra, folguedos e roda de capoeira sendo essas atividades opcionais, porém cada sala representou com vestimenta, indumentária e dança um orixá previamente estabelecido; 2. Feira de Países, onde os alunos apresentaram aspectos da cultura (comidas e danças típicas, curiosidades, hino, entre outros aspectos relevantes) de um país associado à cada turma; 3. Sarau Literário, nessa etapa os alunos representaram obras literárias reconhecidas, através de encenações, atividades de expressão corporal ou recital tendo por base a obra literária estudada; 4. Feira de Ciências, consistiu na atribuição de temas transversais como por exemplo: Doenças Sexualmente Transmissíveis, globalização, meio ambiente, lixo tecnológico, condicionamento físico, entre outros. Distribuídos os temas, os alunos orientados pelo professor responsável por sua classe, construíram uma barraca e expuseram através de um banner informações de fácil compreensão dos temas atribuídos. Particularmente em uma turma do segundo ano do Ensino Médio o PIBID-EF-UFAL- Arapiraca, desenvolveu informações concretas de forma criativa e coerente acerca dos temas atribuídos ao grupo para o "nêga vitú", feira de países, sarau literário e feira de ciências. Em relação ao "nega vitú" as atividades tanto tidas como opcionais e como obrigatórias, a sala foi representada no folguedo "nega da costa". Na feira de países, a turma ficou encarregada de mostrar ao público informações acerca da Itália, através de suas comidas típicas baseadas em massa tais como; macarrão e pizza, apresentaram também o hino, curiosidades, casal com vestimenta típica e desfile com bandeira do país. No sarau, a obra destinada à turma foi o quadro "Brincadeiras de criança" de Ivan Cruz, foram impressas figuras para que fossem unidas e reproduzida a obra, por fim, construíram uma representação corporal relacionada ao quadro. Já na feira de ciências o tema atribuído foi 'condicionamento físico para além da academia', esse tema já tinha sido inclusive trabalhado pela professora supervisora o que de certa forma facilitou no processo de organização para exposição do tema. Na apresentação da Feira de Ciências, os alunos do 2º ano trouxeram explicações referente ao condicionamento físico para além da academia, expondo conceito de condicionamento físico exposto pelos alunos e formas existentes de fácil acesso para se ter um bom condicionamento físico sem haver a necessidade de ir a uma academia frequentemente para realizar exercícios físicos. Por fim podemos concluir que apesar de alguns limites encontrados, como recursos materiais houve um resultado satisfatório nas atividades desenvolvidas, conseguindo-se uma integração dos alunos tanto nas produções como nas apresentações, além da apropriação dos conhecimentos tematizados. Palavras-chave: PIBID, Escolares, Educação Física, Atividade Física. Referências CAPES. Edital n. 7/2018 de 01 de março de 2018. Edital de chamada pública para apresentação de propostas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Estado de Brasília. COLETIVO DE AUTORES; Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau. Série formação do professor). DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. Educação física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. ed.28. São Paulo: Paz e terra, 1996 (Coleção leitura). FUGIKAWA, C. et al. Educação Física Ensino Médio. 2. ed. Curitiba: Ícone Audiovisual Ltda, 2007. GAYA, A; MARQUES, A. T. Atividade Física, Aptidão Física e Educação para a Saúde: Estudos na Área Pedagógica em Portugal e no Brasil. Rev. Paul. Ed. Fis. 13(1), p.83-102, 1999 Jan/Jun. GUEDES, D. P; GUEDES, J. E. R. P. Esforços Físicos nos programas de educação física escolar. Rev. Bras. Ed. Fis. 15(1), p.33-44, 2001 Jan/Jun. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática, ed.5, Goiânia, 2004. PARA Que Serve O Condicionamento Físico?: Qual A Importância Do Condicionamento Físico?. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018