O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em seu Edital 07/2018, define algumas das características que a iniciação à docência deve apresentar, entre elas o desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didáticas-pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos efetivados pelas intervenções deste programa na comunidade escolar. Assim o PIBID do Curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, desenvolveu entre os anos de 2015 à 2018 ações para a produção de Materiais Didáticos-Pedagógicos Alterativos (MDPA) para as aulas de EF em uma escola de ensino médio. Onde, a escassez de MDPA assim como de espaços adequados nas escolas públicas do Brasil é uma constante, especificamente para o professor de EF que necessita de recursos variados nas aulas. Relacionado aos materiais Bracht (2003), apresenta uma forte relação que estes possuem com a qualidade das aulas do professor de EF "[...] a existência de materiais, equipamentos e instalações adequadas é importante e necessária para as aulas de EF, sua ausência ou insuficiência podem comprometer o alcance do trabalho pedagógico" (p. 39). Neste sentido, objetivamos aqui demonstrar a partir do relato de experiência das intervenções do PIBID EF na Escola Estadual Santos Ferraz desenvolvidas em parceria com PIBID UFAL- Campus Arapiraca nos anos de 2015 a 2018, que oportunizaram aos alunos do Ensino Médio a vivência de alguns dos conteúdos clássicos da EF, dentre eles, os esportes individuais (atletismo), jogos e brincadeiras e a ginástica (ginástica rítmica) através da construção de MDPA, considerando-se os limites e possibilidades para o trato dos conteúdos da EF por meio destes recursos. Alguns pontos norteadores para o seguinte trabalho são: Apontar formas e dados de como é possível realizar essa construção para que outros professores tenham acesso; mostrar a construção e implementação das aulas na escola pública assim como mostrar a importância da participação dos estudantes na construção desses MDPA assim como a vivência com o resultado de suas próprias produções como processo catártico, que para GRAMSCI, (1999) A fixação do momento "catártico" torna-se assim, parece-me, o ponto de partida de toda a filosofia da práxis; o processo catártico coincide com a cadeia de sínteses que resultam do desenvolvimento dialético. Vários são os limites apontados para o trato dos conteúdos de forma mais sistematizada na educação física: a ginástica rítmica, por exemplo, é um conhecimento normalmente suprimido das escolas pela exigência de implementos de manipulação individual o que demandaria alto custo para as escolas. O trabalho reúne características de pesquisa bibliográfica, uma vez que a busca de informações se deu através de livros, artigos e demais textos de cunho científico e as experiencias registradas, em caderno de campo, fotografias e filmagens para melhor compreensão do objeto de análise e para revisão teórica. Realizou-se o levantamento de quais materiais podem ser produzidos relacionando-os aos conteúdos, competências e habilidades envolvidas e referências de textos e links com orientações de como outros professores podem refazer esse processo em suas escolas. Ao decorrer da atividade supracitada, foram visíveis os frutos que a mesma suscitou entre os estudantes, pois os permitiu relacionar a prática de atividades esportivas com a utilização de MDPA, além de criar meios de socialização e inclusão no âmbito educacional, foram eles: discos, barreiras e bastões para o conteúdo Atletismo; fitas, argolas e maças para o desenvolvimento da Ginástica Rítmica; barangandã para Jogos e brincadeiras. A atividade agrega intensamente a formação de cada indivíduo, apresentando ao corpo discente da escola os materiais utilizados em determinadas atividades, os auxiliando na fixação do conteúdo trabalhado em sala. Pesquisas como a de Canestraro, Zulai e Kogut (2008) apontam a falta de materiais com um das principais dificuldades enfrentadas pelos professores de EF onde a realidade apresenta um sucateamento estrutural nas escolas, nas quais tais equipamentos simplesmente não existem, ou seja, o profissional possui conhecimento, porém, não possui recursos para sua aplicação metodológica. O impacto positivo não se relaciona apenas ao profissional, pois há uma grande relevância na vida dos estudantes, pois amplia as possibilidades de utilização e trato com o conhecimento. Essa falta de estrutura física e material não deve e não pode justificar o descompromisso com o trabalho pedagógico e que é possível realizar trabalhos significativos nas escolas mesmo diante de poucos recursos . Dessa forma, pretendeu-se com esta produção mostrar os trabalhos já realizados e auxiliar outros professores que vivenciam essa mesma realidade a superar as dificuldades encontradas por meio da indicação de conhecimentos específicos e aprofundados bem como a descrição de formas de utilizar a tecnologia e suas ferramentas em benefício da construção de MDPA e diversificação das aulas, demonstrando que é possível desenvolver o conhecimento dinâmico atrativo e variado nas aulas de educação física, mesmo diante de um problema concreto, que é a escassez de MDPA nas escolas públicas. Referências BETTI, I. C. R. Esporte na Escola: Mas é Só Isso, Professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, junho/1999. CARDOSO, G. A.; REIS, R. A. A.; SIA, T. G. A Utilização de Materiais Alternativos em Aulas de Educação Física. In: 5º Simpósio de Ensino de Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Anais..., 2007. FREIRE, J. B. 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