DISCOS DE FRAÇÕES: UM MATERIAL MANIPULATIVO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA João Paulo Vasconcelos Soares/joao_paulo-17@hotmail.com/Universidade Federal do Pará Paulo Vilhena da Silva/Universidade Federal do Pará Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e aprendizagem Agência Financiadora: UFPA - Bolsista PIBIC Resumo Neste trabalho apresentamos a elaboração de um recurso didático, chamado de discos de frações, voltado para o ensino e aprendizagem desse assunto matemático. No ensino de Matemática ainda persiste a conhecida dificuldade para ensinar e consequentemente para aprender essa disciplina escolar. Dentre os conteúdos matemáticos que os alunos têm apresentado dificuldades para compreender na educação básica estão às frações (LOPES, 2008; PATRONO, 2011; JESUS, 2013). Tendo em vista essa problemática, destacamos como justificativa que a literatura tem apontado os materiais manipulativos como uma relevante estratégia pedagógica que visa ajudar os alunos nas suas dificuldades em relação aos assuntos matemáticos não compreendidos nas aulas, como, por exemplo, o conceito de fração, frações equivalentes e operações de adição e subtração com frações (PASSOS, 2009; TURRIONI; PEREZ, 2009). De acordo com Reys (1971, apud PASSOS, 2009, p. 78), os materiais manipulativos são "objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objetos reais que têm aplicação no dia-a-dia ou podem ser objetos que são usados para representar uma ideia". Nesse sentido os materiais "são caracterizados pelo envolvimento físico dos alunos numa situação de aprendizagem ativa" (PASSOS, 2009, p. 78). Assim, segundo Passos (2009) os recursos didáticos se constituem como mediadores para ajudar na relação professor, aluno e conhecimento no momento que for necessário construir um saber escolar. Desse modo, nosso objetivo consistiu na elaboração de um material manipulativo, o disco de frações, no sentido de contribuir para o ensino desse assunto, bem como propor uma forma de construção materiais de baixo custo, além de sugerir atividades que ajudem a esclarecer esse conteúdo matemático, auxiliando o professor na sua prática pedagógica no âmbito escolar. A metodologia para sua produção se constituiu em quatro etapas: na primeira etapa foi definido um raio para fazer os discos utilizando a régua e o compasso. Durante a produção do material escolhemos um raio de 10 cm para todos. Na segunda tendo o raio definido, selecionamos como centro um local aleatório da folha de EVA e também da folha de papel cartão. Com o compasso realizamos o contorno circular para forma os discos fracionários e, depois, recortamos e colamos as folhas de EVA nas de papel cartão para uma melhor consistência. Em relação à terceira etapa, com os discos recortados, encontramos os ângulos correspondentes a cada disco de fração. Para isso, foram divididos em 360º cada disco pelo denominador da fração que se desejava obter. Por exemplo: para representar a fração 1/3 nos discos é preciso dividir 360º/3, que corresponderá ao ângulo de cada 1/3, no caso 120º. Assim, com o ângulo de cada parte do disco, utilizamos o transferidor e a régua para marcar a medida exata do ângulo, a partir do raio traçado anteriormente. Na última etapa, para finalizar o objeto, recortamos todas as partes marcadas nos discos e depois identificamos cada fração com a canetinha preta, escrevendo na parte em que foi colada a folha de papel cartão. Como resultado, reproduzimos um material manipulativo, conhecido como discos de frações, que possibilita a compreensão do conceito de fração, frações equivalentes e adição e subtração com frações. Ele é constituído por dez discos de cores diferentes, divididos em partes iguais contendo a identificação da fração a qual representam. Almeja-se que o uso desse material didático possa auxiliar o professor a diversificar sua prática pedagógica e contribuir para o ensino e aprendizagem de frações e, por isso, sugerimos três atividades que podem ser realizadas com os alunos. A primeira visa ensinar o conceito de fração como parte de um todo, tendo em vista a falta de compreensão dos discentes em relacionar a unidade às partes fracionárias não identificando assim as frações (JESUS, 2013). Na segunda atividade o intuito é elucidar o conceito de fração equivalente. Uma das dificuldades apresentadas pelos alunos estaria relacionada às infinitas escritas fracionárias utilizadas para representar uma mesma fração (JESUS, 2013). Com o uso desse recurso didático, os educandos poderão perceber que duas ou mais frações serão equivalentes quando representarem a mesma parte do todo. Na terceira atividade temos como objetivo trabalhar a adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes. Geralmente, quando os alunos ainda não compreendem a fração como um número racional, acabam utilizando regras válidas para os números naturais ao somarem e subtraírem as frações (PATRONO, 2011). Em vista disso, pode ser utilizado esse material manipulativo para auxiliar na realização dessas operações com os números fracionários. Assim, para somar ou subtrair com denominadores iguais, basta utilizar os discos correspondentes ao mesmo denominador e juntar ou tirar os numeradores. Em relação às operações com frações de denominadores diferentes, será necessário encontrar as frações nos discos e realizar a adição ou subtração. Em seguida, deve-se encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) que corresponde no material ao espaço deixado na junção ao adicionar ou na sobreposição ou subtrair. Com o MMC, o próximo passo será achar as frações equivalentes, sobrepondo os termos das frações com os discos do material relacionados a adição ou a subtração e, então, tendo frações com o mesmo denominador, basta juntar ou subtrair os numeradores para obter o resultado. Nesse sentido, esse material manipulativo pode contribuir para o entendimento desses conteúdos matemáticos, proporcionado a atenuação das dificuldades dos alunos, além disso, o professor pode confeccionar este recurso didático e disponibilizar aos seus alunos nas aulas sobre frações, como também, fazer uso das atividades sugeridas, adaptando ao seu contexto, objetivos, planejamento e especificidades dos seus discentes. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Material manipulativo. Discos de frações. Referências JESUS, Amanda Botega Masson de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. Dissertação de Mestrado. Lavras: Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Mestrado Profissional em Matemática, 2013. LOPES, Antonio José. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Bolema, Rio Claro, ano 21, n. 31, p. 1-22, 2008. PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recurso didático na formação de professores de Matemática. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. pp. 77-92. PATRONO, Rosângela Milagres. A aprendizagem de números racionais na forma fracionária no 6º na do Ensino Fundamental: análise de uma proposta de ensino. Dissertação de Mestrado. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado Profissional em Matemática, 2011.