FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP/CAPES) Profª M.ª Valdilene Zanette Nunes (valzanette@uol.com.br/ Universidade Católica de Santos/SP) Profª Dra. Marineide de Oliveira Gomes (neide.ogomes@gmail.com/ Universidade Católica de Santos/SP) Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Resumo A pesquisa - de base qualitativa e em estágio inicial - visa tratar do tema da Formação de Professores e investigar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP/Capes) para a formação de qualidade de futuros professores, além de compreender a relação entre escola-campo (de educação básica) e a universidade no processo de formação. Tem como objetivo analisar se há no processo de implantação do PRP em duas Instituições de Ensino Superior (IES) na região da Baixada Santista (SP) contribuições significativas para a unidade entre teoria e prática na formação na Universidade (com professores dos cursos de licenciatura) e nas escolas-campo. A investigação envolverá docentes e estudantes de cursos de Licenciatura. Sabemos que não se deve desconsiderar um distanciamento existente, muitas vezes, entre o que é proposto pelas Políticas Públicas de Educação e o que efetivamente acontece nas escolas e salas de aula, o que pode favorecer um caráter generalizante de alguns cursos de formação de professores e levar a fragilidades como fragmentação curricular, apresentação de disciplinas desarticuladas, além de uma não articulação entre teoria e prática. Isso sem contar com questões relacionadas à baixa procura por parte dos jovens interessados na profissão, uma vez que ela não se apresenta atrativa, valorizada ou reconhecida por grande parte da sociedade, o que leva a uma precariedade no campo da docência, fatores que interferem de forma indireta no processor de formação. Para ancorar a pesquisa, pretende-se trabalhar com conceitos relativos à formação de professores, a partir da unidade entre teoria e prática e a relação com as atividades de estágio (PIMENTA, 2006, 2011, 2013); a profissionalização dos professores (NÓVOA,1995, 2003); a autonomia docente entendida como o desenvolvimento de um intelectual crítico na busca pela emancipação intelectual (CONTRERAS, 2012); a formação de professores voltada para a transformação social, além de tratar da necessidade do professor pesquisar a sua própria prática e reconhecer as teorias que as embasam (ZEICHNER, 2005, 2008, 2014). A pesquisa será organizada em etapas integradas. Num primeiro momento será feito um levantamento bibliográfico de estudos e pesquisas a respeito dos temas e conceitos investigados. Paralelamente, acompanharemos as ações do PRP/Capes em duas IES localizadas na região da Baixada Santista/SP. Como instrumentos de pesquisa utilizaremos análise documental das orientações relativas à Política Nacional de Formação de Professores do PRP/ Capes e das IES investigadas (Projetos Pedagógicos de Curso, Relatórios etc.) e entrevistas com os sujeitos (participantes do PRP das IES), além do diário de campo de pesquisa. Objetiva-se fazer um acompanhamento dos grupos envolvidos no PRP ao longo da duração do Programa nessas IES, de modo a promover a reflexão dos sujeitos sobre os temas da pesquisa. Intencionamos avaliar a efetividade do PRP/Capes e verificar se o programa contribui para a prática reflexiva e a unidade entre teoria e prática por parte dos sujeitos participantes do processo. Vale destacar a importância de investigações que problematizem a relação entre o que é ensinado no ensino superior e as práticas na educação básica. Palavras-chave: Formação de Professores, Programa de Residência Pedagógica, Políticas Públicas Educacionais, Ensino Superior, Unidade teoria e prática. Referências BRASIL. Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Edital nº 6/2018 - Retificado. Programa de Residência Pedagógica. 2018 Disponível em: file:///C:/Users/neide/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/27032018-edital-6-residencia-pedagogica-alteracao-ii_312ecfdfa8.pdf; Acesso em 02/05/2018. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em julho de 2003. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2017. ________ (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 11.ed. São Paulo: Cortez, 2013. ________ (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p.63-80, mai/ago, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/Marineide/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/Pesquisa_dos_educadores_e_formacao_docente_voltada.pdf; Acesso em: 22 fev. 2018.