PRÁTICA ANÁTOMO - FISIOLÓGICA COMO MÉTODO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Daniela Honório Souza/danielahonorio23@gmail.com/IFTM - Campus Uberaba Ana Isa Marquez Rocha Machado/IFTM - Campus Uberaba Luana Estevam/IFTM - Campus Uberaba Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem Agência financiadora: CAPES Resumo Atualmente a necessidade de utilização de novos métodos de ensino, como aulas práticas, aplicação de jogos didáticos e outros, é grande. Um dos métodos mais utilizados atualmente para o ensino de Anatomia Humana é a leitura e a memorização, sendo que muitas vezes esse último não é eficiente por ser algo momentâneo. Além disso, em geral os professores usam analogias populares como recurso didático para entendimento dos alunos por não possuírem um material adequado que possibilite a visualização de determinada estrutura. Esse recurso, se usado de forma desorganizada, pode interferir no aprendizado correto do discente, pois ele pode criar imagens mentais e esquemas intuitivos equivocados. Estando a educação em contínua mudança, há a necessidade de desenvolvimento de práticas com diversos métodos inovadores de ensino-aprendizagem para ampliar as opções na educação e atingir o objetivo de ofertar ao aluno a oportunidade de construção de cada conhecimento individual, melhorando a qualidade desse processo. Diante da necessidade de utilização e aplicação de métodos não convencionais centrados no processo de ensino aprendizagem que coloque o aluno como participante ativo da construção do seu conhecimento, atividades como a relatada aqui são importantes e trabalhos como esse conseguem demonstrar a eficácia de iniciativas como essa. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar o interesse dos alunos e o aprendizado em Anatomia e Fisiologia Humana do sistema respiratório após uma aula prática com atividades interativas, peças anatômicas e modelos didáticos. Em setembro de 2018 como uma das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual Professor Chaves, em Uberaba - MG, apresentamos aos alunos dos 2° e 3° anos do turno noturno do Ensino Médio peças anatômicas do sistema respiratório de porco (Sus domesticus), peças semelhantes ao sistema respiratório humano. As peças foram adquiridas em um frigorífico na mesma cidade. Dispusemos de luvas e jalecos para que todos os alunos tivessem a oportunidade de manusear as peças. Para a explicação da anatomia e fisiologia desse sistema utilizamos um modelo confeccionado pelos bolsistas, feito com garrafa pet, luva, fita adesiva e bexiga. O modelo foi utilizado para demonstrar como ocorre o processo de inspiração e expiração, baseados na biofísica. No início a supervisora do Pibid explicou aos alunos a anatomia do sistema respiratório em um banner, destacando a função de cada um de seus componentes. Logo após a explicação mostramos nos pulmões do porco o que estava esquematizado no banner, relembrando as funções que foram explicadas no início. Ao final mostramos o modelo que fizemos de garrafa pet e explicamos como o ar entra e sai dos pulmões. De forma geral os alunos prestaram bastante atenção, a maioria tocou as peças e respondeu as perguntas que fazíamos, correspondendo à expectativa de que aulas dessa natureza aumentam o interesse dos alunos e os tornam mais participativos. Vários alunos comentaram que a aula estava interessante, que estavam gostando e que deveriam ter mais aulas práticas, pois a escola não dispunha de atividades fora da sala de aula tradicional. Na aula seguinte, os alunos receberam vários exercícios sobre o tema, os responderam com facilidade e corretamente, o que nos levou a concluir que os que estavam presentes na aula prática do dia anterior conseguiram compreender o que lhes foi ensinado sobre sistema respiratório. No planejamento e no decorrer da atividade tivemos a preocupação com a quantidade de alunos que compareceria na aula, assim como o nível de interesse deles. Em geral, o aluno que estuda no período noturno, tem jornada de trabalho de 8h ou mais e pelo cansaço não conseguem comparecer as aulas ou assimilarem o conteúdo quando estão presentes. Isso interfere também na formação deles. No dia da prática compareceram dezoito alunos, sendo que onze deles trabalham durante o dia. Visto que tivemos resultado satisfatório quanto ao número de alunos presentes e quanto ao aprendizado destes, concluímos que para o ensino de forma geral, especialmente o noturno, é necessário métodos que instiguem os alunos a comparecerem nas aulas e que os façam absorver o conteúdo ministrado. Palavras-chave: Aula prática, Fisiologia humana, PIBID, Sistema respiratório. Referências COSTA, Bruno Dicson Bezerra da et al. Corpo humano real e fascinante: A extensão universitária como um elo integrador entre o ensino médio/profissionalizante e o superior. Extendere, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 1, p. 36-47, jul. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2018. FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação?. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 213-227, 2003. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5274162>. Acesso em: 06 out. 2018. 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