Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE

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Contudo, as escolas do Brasil ainda parte de um ponto inicial, consistindo em ensinar informática na educação básica como uma forma de auxiliar outras disciplinas (SAICO, 2012). Assim, é essencial aprimorar e ampliar os conhecimentos de informática do acadêmico durante sua graduação, pois, o estágio nas licenciaturas promove subsídios didáticos, tornando-se um sistema necessário na formação e capacitação do profissional. Nessas concepções, o estágio funciona em conjunto baseado em currículo, estrutura e condições de trabalho advindo das escolas, nessa maneira Machado (2017) afirma que o estágio do licenciando em computação soma-se outros desafios enfrentados pelos professores das disciplinas exclusivas de informática. À vista disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre as experiências didáticas na disciplina de Administração de Software Livre, assim, justifica-se a importância de disseminar o aprendizado de software livre em um ambiente educacional. O trabalho ocorreu no período de 04 de abril a 11 de setembro de 2018. Sendo realizado em uma escola militar da rede estadual no município de Araguatins - Tocantins, com 22 alunos do 3º ano do curso técnico em manutenção e suporte em informática. A metodologia e resultados obtidos, foram embasados nas atividades desenvolvidas na matéria de Administração de Software Livre realizada no estágio supervisionado. Para isso, o estudo de caso foi adotado como metodologia para o presente trabalho, onde foram coletados dados através da intervenção escolar, sendo efetivada mediante a observação e regência de classe. Com a pretensão obter dados, foram estudados os documentos institucionais, com objetivo de conhecer as normas da instituição de regime militar. Sendo esta, uma escola nova no município de Araguatins. Dessa forma foi verificado a missão escolar, projetos pedagógicos assim sua visão e objetivos, além da grade curricular do curso em manutenção suporte em informática. Os documentos estudados em questão foram: O (PPP) Projeto Político-Pedagógico e o (PPC) Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e suporte em Informática, e analisado as habilidades e competências da disciplina contemplada. Em seguida, na observação, o licenciando tem o contato inicial com os alunos e professores. Por estas razões em sala de aula, o acadêmico faz anotações referente a aula do professor, metodologias utilizadas, aspectos formais entre outros. O planejamento foi feito junto ao professor da disciplina, buscando quais metodologias utilizar, modo de desenvolver e conduzir as aulas. Para se trabalhar os conteúdos didáticos foram escolhido o notebook e data show, proporcionando-os uma aula mais dinâmica. Em planejamento, elaborou-se um material teórico, para melhor compreensão dos alunos. Em regência foi explanado sobre o histórico do Linux e seu gerenciamento, ligado a isso abordou-se sobre o sistema de arquivo. Esse componente, foi mais difícil de ensinar aos alunos, um dos assuntos mais puxado no processo ensino aprendizagem, devido aos seus conceitos serem bem abstratos. Nesse caso, foi exposto de forma visual e dinâmica através do data show, objetivando a melhor compreensão dos alunos. Explanou-se sobre histórico do Linux, como surgiu as classificações de software: livre/proprietário e a pirataria dos mesmos, onde foi debatido a respeito de suas licenças, bem como suas limitações de uso. Em seguida, ligado a essa temática, trabalhou-se sobre o movimento do software livre, como surgiu sua ideologia e as principais empresas que utilizam software gratuito. As categorias de licenças voltadas para software livre, suas liberdades, bem como, sua importância para as empresas e ambientes educacionais. Em outro momento, foi mostrado aos alunos, as opções de conhecimento pela utilização de software não proprietário, através da ideologia libertadora. Ao decorrer das aulas, os alunos foram incentivados a adotar outras opções de softwares em que abrirá novas possibilidades de inclusão, e benefícios ao obter um programa sem custo financeiro. Em ralação ao ensino de informática, deve-se destacar em questão, as dificuldades encontradas em ambientes escolares, que frequentemente as escolas de rede estadual não contam com uma boa estrutura tecnológica. Entretanto, está imerso em um ambiente militar perceberam-se situações desafiadoras. Houve momentos, que o planejamento realizado não condizia com a aula expositiva, sendo preciso fazer reajustes em plena atividade. Isso devido aos imprevistos e eventuais que é presente em escola de regime militar, onde ocorria, paralisação nas atividades escolares concedendo-lhe espaço a outras tarefas com perfil disciplinar-militar, tais como: Limpeza geral da escola, onde todos os alunos sem exceção faziam atividades socioeducativas. Também, auxílio aos tenentes e sargentos, organização e manutenção ética/formal dos alunos desde a postura até as regras e comportamento dos estudantes, treinamento físico e formação geral (marchar). Diante desses eventuais, o estagiário tem que se harmonizar ao ambiente, as atividades previstas no plano de aula são voláteis, consistindo em readaptações por parte do professor, garantindo a otimização de suas aulas, concedendo-lhe oportunidade de refletir sobre suas práticas docentes. Através das aulas, constatou-se a melhora na atenção e motivação dos alunos, em que foram adotadas metodologias diversificadas para trabalhar os conteúdos, através de explicações dialogadas expositivas, debates, questionário, atividades e seminários. No período de estágio foram contabilizadas no total de 14 horas/aulas, e obtidos resultados satisfatórios, onde foram mostrados a importância para os alunos em conhecer diferente classificação de sistemas operacionais do mercado, bem como gerencia-lo através de comandos e configurações básicas. Portanto, foi possível compreender a magnitude da experiência construída durante as aulas lecionadas na disciplina de Administração de Software Livre, nesse aprendizado incentivou-me como futuro professor para a elaboração de propostas pedagógica-didática no eixo disciplinar em sistemas operacionais, diversidades de softwares ao uso de programas de código livre em cursos técnicos. Fornecendo embasamento teórico a serem aplicado no ensino de acordo com a proposta e objetivos curriculares. Em síntese, o estágio supervisionado é imprescindível na formação do professor, devendo haver a integração dos professores de informática nas escolas campo, em áreas com ênfase em ensino técnico e tecnológico. Palavras-chave: Computação, Estágio, Ensino, Professores. Referências MACHADO, Veruska Ribeiro, Fabiano Cavalcanti Fernandes - O Estágio na Licenciatura em Computação como Espaço para Formação do Professor Pesquisador de sua Prática: UmRelato de Experiência. Instituto Federal de Brasília, Campus Taguatinga - Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017). SAICO, P et al. Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças, CINTED-UFRGS, 2012. "
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Contudo, as escolas do Brasil ainda parte de um ponto inicial, consistindo em ensinar informática na educação básica como uma forma de auxiliar outras disciplinas (SAICO, 2012). Assim, é essencial aprimorar e ampliar os conhecimentos de informática do acadêmico durante sua graduação, pois, o estágio nas licenciaturas promove subsídios didáticos, tornando-se um sistema necessário na formação e capacitação do profissional. Nessas concepções, o estágio funciona em conjunto baseado em currículo, estrutura e condições de trabalho advindo das escolas, nessa maneira Machado (2017) afirma que o estágio do licenciando em computação soma-se outros desafios enfrentados pelos professores das disciplinas exclusivas de informática. À vista disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre as experiências didáticas na disciplina de Administração de Software Livre, assim, justifica-se a importância de disseminar o aprendizado de software livre em um ambiente educacional. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, APLICADA AO ENSINO MÉDIO TÉCNICO Cleberson Rian Rosal Sousa [1] /rianrosal08@gmail.com/IFTO - Campus Araguatins Ramásio Ferreira de Melo [2] /IFTO - Campus Araguatins Adeilson Marques da Silva Cardoso [3] /IFTO - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Residência Pedagógica - CAPES Resumo O Estágio supervisionado é uma atividade importante na formação inicial do docente, tendo em vista a imersão do acadêmico no ambiente educacional, em função da execução de suas práticas pedagógicas. Diante desse contexto, acredita-se que a inserção da disciplina de informática nos currículos educacionais, possibilitará um avanço no sistema de ensino escolar. Contudo, as escolas do Brasil ainda parte de um ponto inicial, consistindo em ensinar informática na educação básica como uma forma de auxiliar outras disciplinas (SAICO, 2012). Assim, é essencial aprimorar e ampliar os conhecimentos de informática do acadêmico durante sua graduação, pois, o estágio nas licenciaturas promove subsídios didáticos, tornando-se um sistema necessário na formação e capacitação do profissional. Nessas concepções, o estágio funciona em conjunto baseado em currículo, estrutura e condições de trabalho advindo das escolas, nessa maneira Machado (2017) afirma que o estágio do licenciando em computação soma-se outros desafios enfrentados pelos professores das disciplinas exclusivas de informática. À vista disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre as experiências didáticas na disciplina de Administração de Software Livre, assim, justifica-se a importância de disseminar o aprendizado de software livre em um ambiente educacional. O trabalho ocorreu no período de 04 de abril a 11 de setembro de 2018. Sendo realizado em uma escola militar da rede estadual no município de Araguatins - Tocantins, com 22 alunos do 3º ano do curso técnico em manutenção e suporte em informática. A metodologia e resultados obtidos, foram embasados nas atividades desenvolvidas na matéria de Administração de Software Livre realizada no estágio supervisionado. Para isso, o estudo de caso foi adotado como metodologia para o presente trabalho, onde foram coletados dados através da intervenção escolar, sendo efetivada mediante a observação e regência de classe. Com a pretensão obter dados, foram estudados os documentos institucionais, com objetivo de conhecer as normas da instituição de regime militar. Sendo esta, uma escola nova no município de Araguatins. Dessa forma foi verificado a missão escolar, projetos pedagógicos assim sua visão e objetivos, além da grade curricular do curso em manutenção suporte em informática. 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