Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52629
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2920
    "inscrito_id" => 54434
    "titulo" => "TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => " TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Renata Cyntia Santos de Almeida /renatacyntiaalmeida@gmail.com/ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Não possui Resumo Os jogos didáticos são instrumentos essenciais e motivadores que surgem como uma opção na aprendizagem para estimular e despertar nos alunos uma descoberta mais enriquecedora de determinado conteúdo ou de alguma disciplina em geral. Durante o processo de aprendizagem, alguns desafios são bastante comuns em sala de aula como por exemplo, compreender e entender a diversidade de informações que são diariamente repassadas. Diante deste fato, pode-se observar que, principalmente no ensino médio, essas dificuldades surgem na hora de estudar conteúdos voltados para as ciências naturais como por exemplo, na disciplina de Biologia, esta que, apesar de abranger diversos assuntos interessantes, acaba por se tornar monótona devido à grande quantidade de aulas teóricas que consequentemente desestimula os alunos na hora de estudar vários conteúdos e até mesmo desmotiva os professores no momento em que vão instruir os estudantes, como exemplo, a histologia, que tem como finalidade estudar os tecidos e seu grupo de células, porém muitas escolas, principalmente as da rede pública, não possuem um laboratório ativo para a elaboração de aulas práticas, sendo assim, o professor recorre a outros recursos e com isso, os jogos didáticos acabam por se tornar uma opção relativamente mais acessível e mais interativa para envolver os alunos na hora de aprender o conteúdo. De acordo com (OLIVEIRA, 2016) a aprendizagem de histologia depende dos recursos buscados pelo professor, tais recursos devem ser necessários para despertar o interesse dos estudantes no assunto. Nessa mesma perspectiva, o ensino dos conteúdos de histologia acabam por se tornar um desafio para o professor pois ele precisa repensar em todas as suas táticas para ensinar, e é exatamente nesse contexto que o uso de metodologias alternativas se tornam necessárias para tal finalidade. Segundo (BATISTA e DIAS, 2012) os jogos são recursos alternativos para a sala de aula pois despertam no aluno o interesse em aprender os conteúdos didáticos onde os jogos se tornam uma importante ferramenta pedagógica que favorece a socialização e atenção dos alunos e assim, trazendo benefícios para a aprendizagem. O Tapete Histológico é um jogo didático e divertido que foi elaborado com a finalidade de envolver os alunos e proporcionar uma interação direta com o conteúdo de histologia e também com os colegas e professores, o jogo surge como um recurso que facilita a aprendizagem e consiste em um tapete interativo, uma roleta e questionários simples e rápidos sobre assuntos voltados para os tecidos epiteliais, conjuntivos, ósseo e nervoso. Foi pensando principalmente na questão ecológica, o material utilizado para produzir o jogo foi de baixo custo e também reutilizado com a intenção de maior durabilidade possível, o jogo consiste em um tapete que se espalha pelo chão feito com tecido feltro, acompanhado de uma roleta feita com madeira de móveis já sem utilidade de uso, uma embalagem feita com tecido TNT e as cartas contendo as perguntas, sendo elas separadas por quatro cores onde cada cor representa um grupo de tecidos, a principal ideia é criar uma ferramenta interativa e dinâmica voltada para o uso didático no âmbito da histologia animal. O tapete histológico foi inspirado no famoso jogo Twister Hasbro, onde um jogador é responsável por fazer as perguntas e os demais jogadores que estão diante do tapete, respondam corretamente, caso contrário, o jogador responsável por girar a roleta e elaborar as perguntas, poderá indicar em qual dos círculos coloridos o outro jogador ira colocar um de seus membros do corpo. Conhecido por ser um jogo de resistência e principalmente de interação, são feitas perguntas aleatórias de diversos assuntos que traz consigo uma necessidade de raciocinar rapidamente as respostas. Este jogo então, tornou-se uma inspiração para a criação do tapete histológico, porém com uma temática voltada somente para o conteúdo de histologia animal. A princípio, o jogo foi direcionado somente para o Ensino Superior, tendo por objetivo principal, auxiliar na hora de estudar os conteúdos da disciplina de Histologia Animal Comparada, porém, foi repensado e adaptado para uma mudança no público-alvo, sendo este o ensino médio, visando ser doado para uma escola pública e ser utilizado por professores e alunos durante o período em que estiverem estudando os conteúdos de histologia animal. O jogo foi aplicado em sala de aula com alguns alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, durante o processo em que estavam jogando, foi observado uma dificuldade de conseguir pensar em na resposta correta devido ao incomodo causado por alguma posições sugeridas pelo jogador responsável por girar a roleta, as regras então, foram modificadas para que assim, haja uma facilidade de poder racionar a resposta sem sentir muitos incômodos físicos durante os momentos em que estiverem na posição sugerida pelo outro jogador e possibilitando uma aprendizagem mais divertida e menos cansativa. Foi possível concluir que o jogo ao ter suas regras modificadas, proporcionou mais diversão e menos desconforto físico enquanto os alunos estavam jogando, sendo assim, o material poderá ser melhor utilizado de uma forma mais divertida e que favoreça a aprendizagem dos estudantes durante os momentos em que estiverem jogando e ao mesmo tempo, interagindo com o professor e aprendendo com seus colegas os conteúdos de histologia de forma mais dinâmica e enriquecedora. Palavras-chave: Tapete histológico, Jogo didático, Histologia, Aprendizagem. Referências OLIVEIRA, M. I. B. et al. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.4, p.71-82, 2016. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 10/09/2018 BATISTA, A.D. et DIAS. C.L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 2012. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 12/09/2018 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54434-28112018-211938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CYNTIA SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52629
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2920
    "inscrito_id" => 54434
    "titulo" => "TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => " TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Renata Cyntia Santos de Almeida /renatacyntiaalmeida@gmail.com/ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Não possui Resumo Os jogos didáticos são instrumentos essenciais e motivadores que surgem como uma opção na aprendizagem para estimular e despertar nos alunos uma descoberta mais enriquecedora de determinado conteúdo ou de alguma disciplina em geral. Durante o processo de aprendizagem, alguns desafios são bastante comuns em sala de aula como por exemplo, compreender e entender a diversidade de informações que são diariamente repassadas. Diante deste fato, pode-se observar que, principalmente no ensino médio, essas dificuldades surgem na hora de estudar conteúdos voltados para as ciências naturais como por exemplo, na disciplina de Biologia, esta que, apesar de abranger diversos assuntos interessantes, acaba por se tornar monótona devido à grande quantidade de aulas teóricas que consequentemente desestimula os alunos na hora de estudar vários conteúdos e até mesmo desmotiva os professores no momento em que vão instruir os estudantes, como exemplo, a histologia, que tem como finalidade estudar os tecidos e seu grupo de células, porém muitas escolas, principalmente as da rede pública, não possuem um laboratório ativo para a elaboração de aulas práticas, sendo assim, o professor recorre a outros recursos e com isso, os jogos didáticos acabam por se tornar uma opção relativamente mais acessível e mais interativa para envolver os alunos na hora de aprender o conteúdo. De acordo com (OLIVEIRA, 2016) a aprendizagem de histologia depende dos recursos buscados pelo professor, tais recursos devem ser necessários para despertar o interesse dos estudantes no assunto. Nessa mesma perspectiva, o ensino dos conteúdos de histologia acabam por se tornar um desafio para o professor pois ele precisa repensar em todas as suas táticas para ensinar, e é exatamente nesse contexto que o uso de metodologias alternativas se tornam necessárias para tal finalidade. Segundo (BATISTA e DIAS, 2012) os jogos são recursos alternativos para a sala de aula pois despertam no aluno o interesse em aprender os conteúdos didáticos onde os jogos se tornam uma importante ferramenta pedagógica que favorece a socialização e atenção dos alunos e assim, trazendo benefícios para a aprendizagem. O Tapete Histológico é um jogo didático e divertido que foi elaborado com a finalidade de envolver os alunos e proporcionar uma interação direta com o conteúdo de histologia e também com os colegas e professores, o jogo surge como um recurso que facilita a aprendizagem e consiste em um tapete interativo, uma roleta e questionários simples e rápidos sobre assuntos voltados para os tecidos epiteliais, conjuntivos, ósseo e nervoso. Foi pensando principalmente na questão ecológica, o material utilizado para produzir o jogo foi de baixo custo e também reutilizado com a intenção de maior durabilidade possível, o jogo consiste em um tapete que se espalha pelo chão feito com tecido feltro, acompanhado de uma roleta feita com madeira de móveis já sem utilidade de uso, uma embalagem feita com tecido TNT e as cartas contendo as perguntas, sendo elas separadas por quatro cores onde cada cor representa um grupo de tecidos, a principal ideia é criar uma ferramenta interativa e dinâmica voltada para o uso didático no âmbito da histologia animal. O tapete histológico foi inspirado no famoso jogo Twister Hasbro, onde um jogador é responsável por fazer as perguntas e os demais jogadores que estão diante do tapete, respondam corretamente, caso contrário, o jogador responsável por girar a roleta e elaborar as perguntas, poderá indicar em qual dos círculos coloridos o outro jogador ira colocar um de seus membros do corpo. Conhecido por ser um jogo de resistência e principalmente de interação, são feitas perguntas aleatórias de diversos assuntos que traz consigo uma necessidade de raciocinar rapidamente as respostas. Este jogo então, tornou-se uma inspiração para a criação do tapete histológico, porém com uma temática voltada somente para o conteúdo de histologia animal. A princípio, o jogo foi direcionado somente para o Ensino Superior, tendo por objetivo principal, auxiliar na hora de estudar os conteúdos da disciplina de Histologia Animal Comparada, porém, foi repensado e adaptado para uma mudança no público-alvo, sendo este o ensino médio, visando ser doado para uma escola pública e ser utilizado por professores e alunos durante o período em que estiverem estudando os conteúdos de histologia animal. O jogo foi aplicado em sala de aula com alguns alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, durante o processo em que estavam jogando, foi observado uma dificuldade de conseguir pensar em na resposta correta devido ao incomodo causado por alguma posições sugeridas pelo jogador responsável por girar a roleta, as regras então, foram modificadas para que assim, haja uma facilidade de poder racionar a resposta sem sentir muitos incômodos físicos durante os momentos em que estiverem na posição sugerida pelo outro jogador e possibilitando uma aprendizagem mais divertida e menos cansativa. Foi possível concluir que o jogo ao ter suas regras modificadas, proporcionou mais diversão e menos desconforto físico enquanto os alunos estavam jogando, sendo assim, o material poderá ser melhor utilizado de uma forma mais divertida e que favoreça a aprendizagem dos estudantes durante os momentos em que estiverem jogando e ao mesmo tempo, interagindo com o professor e aprendendo com seus colegas os conteúdos de histologia de forma mais dinâmica e enriquecedora. Palavras-chave: Tapete histológico, Jogo didático, Histologia, Aprendizagem. Referências OLIVEIRA, M. I. B. et al. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.4, p.71-82, 2016. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 10/09/2018 BATISTA, A.D. et DIAS. C.L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 2012. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 12/09/2018 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54434-28112018-211938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CYNTIA SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

TAPETE HISTOLÓGICO COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA ANIMAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Renata Cyntia Santos de Almeida /renatacyntiaalmeida@gmail.com/ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Não possui Resumo Os jogos didáticos são instrumentos essenciais e motivadores que surgem como uma opção na aprendizagem para estimular e despertar nos alunos uma descoberta mais enriquecedora de determinado conteúdo ou de alguma disciplina em geral. Durante o processo de aprendizagem, alguns desafios são bastante comuns em sala de aula como por exemplo, compreender e entender a diversidade de informações que são diariamente repassadas. Diante deste fato, pode-se observar que, principalmente no ensino médio, essas dificuldades surgem na hora de estudar conteúdos voltados para as ciências naturais como por exemplo, na disciplina de Biologia, esta que, apesar de abranger diversos assuntos interessantes, acaba por se tornar monótona devido à grande quantidade de aulas teóricas que consequentemente desestimula os alunos na hora de estudar vários conteúdos e até mesmo desmotiva os professores no momento em que vão instruir os estudantes, como exemplo, a histologia, que tem como finalidade estudar os tecidos e seu grupo de células, porém muitas escolas, principalmente as da rede pública, não possuem um laboratório ativo para a elaboração de aulas práticas, sendo assim, o professor recorre a outros recursos e com isso, os jogos didáticos acabam por se tornar uma opção relativamente mais acessível e mais interativa para envolver os alunos na hora de aprender o conteúdo. De acordo com (OLIVEIRA, 2016) a aprendizagem de histologia depende dos recursos buscados pelo professor, tais recursos devem ser necessários para despertar o interesse dos estudantes no assunto. Nessa mesma perspectiva, o ensino dos conteúdos de histologia acabam por se tornar um desafio para o professor pois ele precisa repensar em todas as suas táticas para ensinar, e é exatamente nesse contexto que o uso de metodologias alternativas se tornam necessárias para tal finalidade. Segundo (BATISTA e DIAS, 2012) os jogos são recursos alternativos para a sala de aula pois despertam no aluno o interesse em aprender os conteúdos didáticos onde os jogos se tornam uma importante ferramenta pedagógica que favorece a socialização e atenção dos alunos e assim, trazendo benefícios para a aprendizagem. O Tapete Histológico é um jogo didático e divertido que foi elaborado com a finalidade de envolver os alunos e proporcionar uma interação direta com o conteúdo de histologia e também com os colegas e professores, o jogo surge como um recurso que facilita a aprendizagem e consiste em um tapete interativo, uma roleta e questionários simples e rápidos sobre assuntos voltados para os tecidos epiteliais, conjuntivos, ósseo e nervoso. Foi pensando principalmente na questão ecológica, o material utilizado para produzir o jogo foi de baixo custo e também reutilizado com a intenção de maior durabilidade possível, o jogo consiste em um tapete que se espalha pelo chão feito com tecido feltro, acompanhado de uma roleta feita com madeira de móveis já sem utilidade de uso, uma embalagem feita com tecido TNT e as cartas contendo as perguntas, sendo elas separadas por quatro cores onde cada cor representa um grupo de tecidos, a principal ideia é criar uma ferramenta interativa e dinâmica voltada para o uso didático no âmbito da histologia animal. O tapete histológico foi inspirado no famoso jogo Twister Hasbro, onde um jogador é responsável por fazer as perguntas e os demais jogadores que estão diante do tapete, respondam corretamente, caso contrário, o jogador responsável por girar a roleta e elaborar as perguntas, poderá indicar em qual dos círculos coloridos o outro jogador ira colocar um de seus membros do corpo. Conhecido por ser um jogo de resistência e principalmente de interação, são feitas perguntas aleatórias de diversos assuntos que traz consigo uma necessidade de raciocinar rapidamente as respostas. Este jogo então, tornou-se uma inspiração para a criação do tapete histológico, porém com uma temática voltada somente para o conteúdo de histologia animal. A princípio, o jogo foi direcionado somente para o Ensino Superior, tendo por objetivo principal, auxiliar na hora de estudar os conteúdos da disciplina de Histologia Animal Comparada, porém, foi repensado e adaptado para uma mudança no público-alvo, sendo este o ensino médio, visando ser doado para uma escola pública e ser utilizado por professores e alunos durante o período em que estiverem estudando os conteúdos de histologia animal. O jogo foi aplicado em sala de aula com alguns alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, durante o processo em que estavam jogando, foi observado uma dificuldade de conseguir pensar em na resposta correta devido ao incomodo causado por alguma posições sugeridas pelo jogador responsável por girar a roleta, as regras então, foram modificadas para que assim, haja uma facilidade de poder racionar a resposta sem sentir muitos incômodos físicos durante os momentos em que estiverem na posição sugerida pelo outro jogador e possibilitando uma aprendizagem mais divertida e menos cansativa. Foi possível concluir que o jogo ao ter suas regras modificadas, proporcionou mais diversão e menos desconforto físico enquanto os alunos estavam jogando, sendo assim, o material poderá ser melhor utilizado de uma forma mais divertida e que favoreça a aprendizagem dos estudantes durante os momentos em que estiverem jogando e ao mesmo tempo, interagindo com o professor e aprendendo com seus colegas os conteúdos de histologia de forma mais dinâmica e enriquecedora. Palavras-chave: Tapete histológico, Jogo didático, Histologia, Aprendizagem. Referências OLIVEIRA, M. I. B. et al. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.4, p.71-82, 2016. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 10/09/2018 BATISTA, A.D. et DIAS. C.L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 2012. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 12/09/2018

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.