UM OUTRO OLHAR SOBRE O ESTUDO DAS FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL. José Magno Pereira Lustosa / magnolustosamat@gmail.com / Universidade Federal do Piauí (UFPI) William Silva do Nascimento/Universidade Federal do Piauí (UFPI) Clemer Henrique da Silva Lima/ Universidade Federal do Piauí (UFPI) Alexandre Emerson Santos Gomes/ Universidade Federal do Piauí (UFPI) Tainara Soares da Costa/ Universidade Federal do Piauí (UFPI) Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O seguinte relato aborda as considerações sobre o projeto de intervenção intitulado: Um outro olhar sobre o estudo das frações no Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 4° período do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, durante a disciplina de Metodologia do ensino da Matemática, ministrada pelo professor Cleidivan Alves dos Santos. A execução do projeto se deu em uma turma de nono ano, na faixa etária de 14 a 16 anos, de uma escola municipal de Parnaíba, desenvolvido a partir da fragilidade que a turma apresentava. A preferência por esta escola decorreu do fato de alguns dos componentes desse trabalho já conhecerem a realidade da mesma, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Mediante algumas visitas realizadas na escola, bem como as experiências de componentes que faziam parte do (PIBID), constatamos a existência de dificuldades relacionadas aos seguintes conteúdos sobre números fracionários: operações com frações e classificação. Assim, esse tema foi escolhido para ser trabalhado visando minimizar essas fragilidades, tendo em vista a importância desse conteúdo no processo de aprendizagem, bem como sua aplicação em diversos conteúdos de suma importância para sua formação, propiciando, dessa forma, um embasamento consolidado. Notadamente, na atual conjuntura do sistema de ensino da matemática, percebe-se fragilidades ou lacunas com relação aos conteúdos básicos. Dentre eles, o estudo de números fracionários onde os educandos apresentam dificuldades de aprendizagem as quais vão desde a interpretação até as operações. Muitas vezes por falta de materiais didáticos apropriados, uma formação inadequada ou, até mesmo, falta de compromisso, os educadores apresentam os conteúdos de forma limitada. Cavalieri (2005, p. 31) afirma que: "O pouco uso das frações no cotidiano é uma das razões pelas quais as crianças sentem dificuldades com as frações, diariamente não são oferecidas oportunidades para que elas se familiarizarem com essa ideia.". Com isso, o objetivo central do trabalho é utilizar os conhecimentos de frações adquiridos em situações do cotidiano dos alunos, bem como conhecer as frações, suas tipologias e propriedades, visando a aplicabilidade por parte dos alunos, otimizando assim sua aprendizagem. Para serem alcançados os objetivos estabelecidos, primeiramente, foi realizada a sensibilização em sala para convocar os alunos para o contra turno, após disso, iniciamos a realização do projeto. Os conteúdos a serem explorados foram divididos entre os membros da equipe, de modo que, os mesmos foram expostos de maneira revezada, sendo que cada acadêmico tinha liberdade para fazer intervenção na explicação do outro. A medida que um conteúdo era ministrado por um dos componentes, os demais faziam um acompanhamento individual e intervenções quando necessário. No primeiro momento foi apresentado alguns fatores históricos e definição de fração, seguido de sua tipologia. Em seguida foi trabalhado, através de exemplos, a ideia de comparação, adição e subtração de frações. Durante a aplicação fez-se necessário um paralelo de MDC e a Rio+20. Ao final do primeiro dia de intervenção, foi aplicado o jogo "dominó das frações" cujo objetivo era associar a fração a sua representação ilustrada. No segundo dia, foi explanado as operações de multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações. Ao final da aula, aplicou-se o jogo "bingo das frações", cujo intuito era exercitar a aritmética fracionária (LARA, 2003, p. 58). Por fim, no último dia, foi realizada a culminância do projeto. Primeiramente, foi aplicada uma lista de exercícios relacionados com os conteúdos ministrados durante o projeto. Além disso, foi realizado uma mini gincana para promover o envolvimento dos alunos, abordando os assuntos ministrados. Ademais, foi finalizada com a aplicação de um questionário visando obter o feedback dos educandos acerca do projeto. Em especial, foi constatado que no assunto relacionado a adição e subtração de frações os alunos apresentaram as maiores dificuldades. Já em relação a multiplicação e divisão, os conteúdos foram ministrados sem maiores complicações, pois os estudantes apresentaram certo domínio devido a semelhança que há entre operar com frações e operar com números inteiros. A frequência da turma foi um choque de realidade para os membros do grupo, pois era esperado um contingente maior. Além disso, essa foi a primeira experiência de alguns integrantes em sala de aula, como ministrantes. A princípio houve certo nervosismo por parte dos componentes da equipe, contudo, com o desenrolar das aulas, foram ganhando confiança e expondo melhor os conceitos em pauta. Foi notado que há diferença entre ter conhecimento e saber ensinar. Projetos de intervenções como este, são de suma importância pois, fica mais acessível a aproximação dos alunos para com "aquele que detêm conhecimento", visando ajudar o professor nessa tarefa difícil que é ensinar. O projeto o qual foi relatado teve diversas implicações tanto na vida dos componentes do grupo, quanto para os educandos, se fazendo uma experiência única e um aprendizado valoroso. Dessa forma, ressalta a importância desse tipo de trabalho como um modo dos futuros professores já terem seus primeiros contatos em sala de aula; algo que só é realizado, geralmente, durante os estágios supervisionados a partir do 5° período do curso; o que fomenta uma melhor experiência do licenciando em suas futuras atividades acadêmicas em sala de aula, e a compreensão de que atividades lúdicas cooperam com aquisição de conhecimentos, viabilizando sua conexão com a realidade e a formação cidadã do aluno. Palavras-chave: Frações, Ensino, Atividades Lúdicas, Projeto de Intervenção. Referências: CAVALIERI, L. O ensino das frações. Universidade Paranaense - Unipar, Umuarama - PR, 2005, p. 31. LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5° a 8° série. São Paulo, Ed. Rêspel 2003. DRUZIAN, Maria Eliana Barreto. Jogos como recurso didático no ensino aprendizagem de frações. Ano de 2009.