AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 535 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA" "resumo" => "ResumoINTRODUÇÃO: A avaliação educacional é um tema de grande relevância para a educação brasileira. O curso de licenciatura em Pedagagogia – CCAE – UFPB dialogo com a temática no 10º Seminário Temático – 2012.1. A avaliação vem como uma forma de promover nos educandos um melhor processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso aconteça é preciso que seja realizada na práxis. Para que alguma modificação venha a acontecer tanto na educação quanto na sociedade o educador necessita assumir o compromisso de transformá-la na sua prática docente. A escola enquanto lugar de formação deve adotar uma nova avaliação entendendo que esta pode ser uma ação transformadora, isto é, ação que pode desenvolver no educando uma postura autônoma e uma consciência social. (GADOTTI, 2004). METODOLOGIA: O seminário temático acontece a cada semestre, quando os estudantes apresentam artigos dialogando direto com educadores da rede publica do Vale do Mamanguape. Para tal, são formados diversos GT´s, além da Chegança, Palestras e Oficinas. Optamos pela pesquisa-ação (FRANCO, 2005) para averiguar como o tema ‘avaliação educacional’ é operacionalizada na escola. RESULTADO: Já foram realizados nove eventos. Esses além de entusiamar estudantes e professores, é espaço para dialogar sobre a formação de professores, refletir sobre as práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental e sobre a educação e movimentos sociais. A avaliação deve sugerir sempre um novo olhar. (MORIN, 2012).CONCLUSAO: a avaliação pedagogia no cotidiano escolar tornando-se uma práxis possibilita a geração do cidadão. (FREIRE, 1996)" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Avaliação, Prática docente, Práxis transformadora, Compromisso" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b1404dddea2485714175fa67c4e6a1fb_636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE SILVA DE MOURAES" "autor_nome_curto" => "ROSILENE MOURAES" "autor_email" => "rosilene-m@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 535 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA" "resumo" => "ResumoINTRODUÇÃO: A avaliação educacional é um tema de grande relevância para a educação brasileira. O curso de licenciatura em Pedagagogia – CCAE – UFPB dialogo com a temática no 10º Seminário Temático – 2012.1. A avaliação vem como uma forma de promover nos educandos um melhor processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso aconteça é preciso que seja realizada na práxis. Para que alguma modificação venha a acontecer tanto na educação quanto na sociedade o educador necessita assumir o compromisso de transformá-la na sua prática docente. A escola enquanto lugar de formação deve adotar uma nova avaliação entendendo que esta pode ser uma ação transformadora, isto é, ação que pode desenvolver no educando uma postura autônoma e uma consciência social. (GADOTTI, 2004). METODOLOGIA: O seminário temático acontece a cada semestre, quando os estudantes apresentam artigos dialogando direto com educadores da rede publica do Vale do Mamanguape. Para tal, são formados diversos GT´s, além da Chegança, Palestras e Oficinas. Optamos pela pesquisa-ação (FRANCO, 2005) para averiguar como o tema ‘avaliação educacional’ é operacionalizada na escola. RESULTADO: Já foram realizados nove eventos. Esses além de entusiamar estudantes e professores, é espaço para dialogar sobre a formação de professores, refletir sobre as práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental e sobre a educação e movimentos sociais. A avaliação deve sugerir sempre um novo olhar. (MORIN, 2012).CONCLUSAO: a avaliação pedagogia no cotidiano escolar tornando-se uma práxis possibilita a geração do cidadão. (FREIRE, 1996)" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Avaliação, Prática docente, Práxis transformadora, Compromisso" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b1404dddea2485714175fa67c4e6a1fb_636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE SILVA DE MOURAES" "autor_nome_curto" => "ROSILENE MOURAES" "autor_email" => "rosilene-m@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }