OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 556 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 1937 "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN" "resumo" => "O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Recursos didáticos, Prodocência, Prática pedagógica;, Formação inicial, Curso de pedagogia" "idioma" => "Português" "arquivo" => "136f951362dab62e64eb8e841183c2a9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALLY ALBINO DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "SONALLY ALBINO" "autor_email" => "sonally_mp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 556 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 1937 "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN" "resumo" => "O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Recursos didáticos, Prodocência, Prática pedagógica;, Formação inicial, Curso de pedagogia" "idioma" => "Português" "arquivo" => "136f951362dab62e64eb8e841183c2a9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALLY ALBINO DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "SONALLY ALBINO" "autor_email" => "sonally_mp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }