A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO SUJEITO DE DIREITOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56365 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 566 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO SUJEITO DE DIREITOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2018), O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PODE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DE SUJEITOS DE DIREITO. ASSIM, TOMA QUESTÃO NORTEADORA A SEGUINTE QUESTÃO: COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO SUJEITO DE DIREITOS? A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, EM INTERAÇÃO COM A ESCOLA E A SOCIEDADE, VISA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA LIBERTADORA QUE FOMENTE O RESPEITO À DIVERSIDADE, SENDO ASSIM UM PROCESSO DE CARÁTER SISTEMÁTICO E MULTIDIMENSIONAL, UMA AGENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS, RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ E PELO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS QUE DEFENDEM OS DIREITOS HUMANOS. PARA ISSO, SE FAZ NECESSÁRIA A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO EM SI E O SEU PAPEL NO COMBATE À OPRESSÃO, POIS ESTÁ LIGADA AO PLANO DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS ENCONTRAM-SE EM DORNELLES (2013) E EM RABENHORST (2019), QUE VERSAM SOBRE O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (2009) E NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2018), AS NORMATIVAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS UTILIZADAS NO ARTIGO, EM BRANDÃO (1989) E FREIRE (1987), PARA CONCEITUAR TEORICAMENTE A EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE, LIBERDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1914_01072019224907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO BRITO MONTEIRO NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO BRITO" "autor_email" => "paulobritomneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56365 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 566 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO SUJEITO DE DIREITOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2018), O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PODE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DE SUJEITOS DE DIREITO. ASSIM, TOMA QUESTÃO NORTEADORA A SEGUINTE QUESTÃO: COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO SUJEITO DE DIREITOS? A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, EM INTERAÇÃO COM A ESCOLA E A SOCIEDADE, VISA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA LIBERTADORA QUE FOMENTE O RESPEITO À DIVERSIDADE, SENDO ASSIM UM PROCESSO DE CARÁTER SISTEMÁTICO E MULTIDIMENSIONAL, UMA AGENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS, RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ E PELO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS QUE DEFENDEM OS DIREITOS HUMANOS. PARA ISSO, SE FAZ NECESSÁRIA A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO EM SI E O SEU PAPEL NO COMBATE À OPRESSÃO, POIS ESTÁ LIGADA AO PLANO DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS ENCONTRAM-SE EM DORNELLES (2013) E EM RABENHORST (2019), QUE VERSAM SOBRE O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (2009) E NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2018), AS NORMATIVAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS UTILIZADAS NO ARTIGO, EM BRANDÃO (1989) E FREIRE (1987), PARA CONCEITUAR TEORICAMENTE A EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE, LIBERDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1914_01072019224907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO BRITO MONTEIRO NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO BRITO" "autor_email" => "paulobritomneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }