A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56376 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 1665 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS\r\n NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA """ "resumo" => "A EMBRIOLOGIA É A ÁREA QUE ESTUDA O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL. ESSE RAMO DA CIÊNCIA É INCLUÍDO NA GRADE CURRICULAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E NAS UNIVERSIDADES É UMAS DAS DISCIPLINAS BÁSICAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E DE BIOLOGIA. QUANDO SE TRATA DO ENSINO DA EMBRIOLOGIA, EXISTEM INÚMERAS DIFICULDADES QUE ESTÃO ATRELADAS À FORMA DE COMPREENSÃO E TAMBÉM DE APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA PELOS DOCENTES. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO A ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, COMPOSTO POR CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A PESO, TAMANHO, FORMA E EVIDENCIAS ANATÔMICAS DE ACORDO COM A SEMANAS ESTABELECIDAS. METODOLOGICAMENTE, FORAM UTILIZADOS 27 FETOS, CONSERVADOS EM FORMALDEÍDO, ÁLCOOL OU EM GLICERINA, DENTRE OS QUAIS UTILIZOU-SE UMA AMOSTRA DE 10 FETOS PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. DE ACORDO COM AS AMOSTRAS, FORAM OBTIDOS 5 FETOS DO SEXO MASCULINO, 4 DO SEXO FEMININO E 1 COM SEXO NÃO IDENTIFICADO DEVIDO À MÁ FORMAÇÃO FETAL, DENTRE OS QUAIS DOIS 2 ESTAVAM DISSECADOS E 2 LIGADOS A ANEXO EMBRIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PESO, OS FETOS PESARAM ENTRE 3,0 E 407,0 GRAMAS E EM RELAÇÃO AS SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO, ESTIMOU-SE QUE ESTES ESTÃO ENTRE 9 A 22 SEMANAS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, PERMITE O ESTUDO DO FETO REAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PODE CONTRIBUIR PARA CONSOLIDAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO TAMBÉM PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E O INTERESSE DOS DISCENTES PELA ÁREA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE EMBRIOLOGIA, CATÁLOGO FETAL, DESENVOLVIMENTO FETAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA10_ID1665_01072019130549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO LEONARDO SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DIOGO LEONARDO SANTOS SILVA" "autor_email" => "diogoleonardosantossilva@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56376 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 1665 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS\r\n NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA """ "resumo" => "A EMBRIOLOGIA É A ÁREA QUE ESTUDA O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL. ESSE RAMO DA CIÊNCIA É INCLUÍDO NA GRADE CURRICULAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E NAS UNIVERSIDADES É UMAS DAS DISCIPLINAS BÁSICAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E DE BIOLOGIA. QUANDO SE TRATA DO ENSINO DA EMBRIOLOGIA, EXISTEM INÚMERAS DIFICULDADES QUE ESTÃO ATRELADAS À FORMA DE COMPREENSÃO E TAMBÉM DE APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA PELOS DOCENTES. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO A ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, COMPOSTO POR CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A PESO, TAMANHO, FORMA E EVIDENCIAS ANATÔMICAS DE ACORDO COM A SEMANAS ESTABELECIDAS. METODOLOGICAMENTE, FORAM UTILIZADOS 27 FETOS, CONSERVADOS EM FORMALDEÍDO, ÁLCOOL OU EM GLICERINA, DENTRE OS QUAIS UTILIZOU-SE UMA AMOSTRA DE 10 FETOS PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. DE ACORDO COM AS AMOSTRAS, FORAM OBTIDOS 5 FETOS DO SEXO MASCULINO, 4 DO SEXO FEMININO E 1 COM SEXO NÃO IDENTIFICADO DEVIDO À MÁ FORMAÇÃO FETAL, DENTRE OS QUAIS DOIS 2 ESTAVAM DISSECADOS E 2 LIGADOS A ANEXO EMBRIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PESO, OS FETOS PESARAM ENTRE 3,0 E 407,0 GRAMAS E EM RELAÇÃO AS SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO, ESTIMOU-SE QUE ESTES ESTÃO ENTRE 9 A 22 SEMANAS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, PERMITE O ESTUDO DO FETO REAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PODE CONTRIBUIR PARA CONSOLIDAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO TAMBÉM PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E O INTERESSE DOS DISCENTES PELA ÁREA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE EMBRIOLOGIA, CATÁLOGO FETAL, DESENVOLVIMENTO FETAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA10_ID1665_01072019130549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO LEONARDO SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DIOGO LEONARDO SANTOS SILVA" "autor_email" => "diogoleonardosantossilva@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }