BNCC, DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA NOVA BASE
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56623 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "BNCC, DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA NOVA BASE" "resumo" => "O referido artigo tem como tema a Base Nacional Comum Curricular e as implicaÇÕes de sua implementaÇÃo por parte da GestÃo Escolar e equipe pedagÓgica. AlÉm disso, o presente trabalho busca discutir sobre a construÇÃo de um currÍculo coerente com a proposta pedagÓgica apontada pela Base e, principalmente, contextualizada com a comunidade onde se encontra a instituiÇÃo, de maneira que permita ao aluno desenvolver habilidades e competÊncias mÍnimas que possibilitem as mesmas oportunidades para os jovens em Âmbito nacional. A ideia apresentada no artigo busca compreender como serÁ possÍvel estabelecer um currÍculo mÍnimo para os estudantes do paÍs, voltado para o desenvolvimento da criticidade e articulaÇÃo para as diversas situaÇÕes que poderÁ enfrentar no seu dia a dia e oportunize o mercado de trabalho, desvencilhando-se da educaÇÃo mecanicista e absorvendo uma educaÇÃo que valorize a interpretaÇÃo e criticidade do cidadÃo. Objetivo geral: Analisar as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum do Ensino MÉdio e meios para sua efetivaÇÃo. Objetivos especÍficos: discutir a proposta da BNCC; comparar a Base Curricular vigente com a anterior; conhecer os impactos na GestÃo Educacional; propor intervenÇÃo na gestÃo educacional para nova BNCC. A metodologia utilizada no estudo É classificada como bibliogrÁfica. ConsideraÇÕes Finais: É preciso que cada escola produza um projeto pedagÓgico que seja, nÃo sÓ condizente com a proposta da BNCC, mas principalmente viÁvel e adequado ao contexto em que estÁ situada. A escolha dos rumos a serem tomados deve levar em consideraÇÃo posteriores avaliaÇÕes e adaptaÇÕes. Muito mais que um documento escrito, o PPP deve ser visto como um objeto de aÇÃo e mudanÇa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID552_18042019174032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONNIE KERLE PESSOA PONTES" "autor_nome_curto" => "RONNIE PONTES" "autor_email" => "ronniekerle@gmail.com" "autor_ies" => "UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56623 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "BNCC, DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA NOVA BASE" "resumo" => "O referido artigo tem como tema a Base Nacional Comum Curricular e as implicaÇÕes de sua implementaÇÃo por parte da GestÃo Escolar e equipe pedagÓgica. AlÉm disso, o presente trabalho busca discutir sobre a construÇÃo de um currÍculo coerente com a proposta pedagÓgica apontada pela Base e, principalmente, contextualizada com a comunidade onde se encontra a instituiÇÃo, de maneira que permita ao aluno desenvolver habilidades e competÊncias mÍnimas que possibilitem as mesmas oportunidades para os jovens em Âmbito nacional. A ideia apresentada no artigo busca compreender como serÁ possÍvel estabelecer um currÍculo mÍnimo para os estudantes do paÍs, voltado para o desenvolvimento da criticidade e articulaÇÃo para as diversas situaÇÕes que poderÁ enfrentar no seu dia a dia e oportunize o mercado de trabalho, desvencilhando-se da educaÇÃo mecanicista e absorvendo uma educaÇÃo que valorize a interpretaÇÃo e criticidade do cidadÃo. Objetivo geral: Analisar as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum do Ensino MÉdio e meios para sua efetivaÇÃo. Objetivos especÍficos: discutir a proposta da BNCC; comparar a Base Curricular vigente com a anterior; conhecer os impactos na GestÃo Educacional; propor intervenÇÃo na gestÃo educacional para nova BNCC. A metodologia utilizada no estudo É classificada como bibliogrÁfica. ConsideraÇÕes Finais: É preciso que cada escola produza um projeto pedagÓgico que seja, nÃo sÓ condizente com a proposta da BNCC, mas principalmente viÁvel e adequado ao contexto em que estÁ situada. A escolha dos rumos a serem tomados deve levar em consideraÇÃo posteriores avaliaÇÕes e adaptaÇÕes. Muito mais que um documento escrito, o PPP deve ser visto como um objeto de aÇÃo e mudanÇa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID552_18042019174032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONNIE KERLE PESSOA PONTES" "autor_nome_curto" => "RONNIE PONTES" "autor_email" => "ronniekerle@gmail.com" "autor_ies" => "UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }