CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56688 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 840 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS." "resumo" => "A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, ETIMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID840_29062019145535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MONTEIRO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "laianemdl@outlook.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56688 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 840 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS." "resumo" => "A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, ETIMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID840_29062019145535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MONTEIRO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "laianemdl@outlook.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }