IMUNIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE PREVENTIVA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56911 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 942 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "IMUNIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE PREVENTIVA" "resumo" => "UM DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO EDUCADOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É A LIMITAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS E/OU COM RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. TORNA-SE, ENTÃO NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE TRABALHOS E AÇÕES QUE CONGREGUEM E DISSEMINEM O CONHECIMENTO QUE ESTÁ SE FORMANDO, DE MANEIRA QUE POSSIBILITE A TROCA DE IDEIAS ENTRE PROFISSIONAIS, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL INTERESSADOS NO ASSUNTO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUA FUNÇÃO, RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO, POSICIONANDO-SE DE MANEIRA CRÍTICA DIANTE DOS FENÔMENOS QUE CERCAM O TEMA E ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE INFORMAÇÕES DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS E OS CONTEXTOS AOS QUAIS FORAM INSERIDOS. ESTA PESQUISA, QUANTO À ABORDAGEM, CARACTERIZA-SE COMO DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA SE ORIENTOU PELA ETNOGRAFIA ESCOLAR POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO, ELABORAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 14 AULAS QUE FORAM MINISTRADAS DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2018 EM DUAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CAIC JOSÉ JOFFILY (CAMPINA GRANDE/PB). A METODOLOGIA OFERECIDA, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES, POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REAL IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO, OS PROCESSOS QUE PODEM DESESTRUTURAR SUA INTEGRIDADE FÍSICA E FUNCIONAL, A PARTIR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU POTENCIAL E CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O PROFESSOR E COM OS TEMAS ABORDADOS, FATO ESTE QUE ASSOCIA-SE TAMBÉM À VALORIZAÇÃO HUMANA E A TRANSFORMAÇÃO DOS MODOS DE RELAÇÃO DOS SERES HUMANOS ENTRE SI E COM O CORPO HUMANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA, SAÚDE, IMUNIZAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1195_01082019163823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL CAIC JOSÉ JOFFILY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56911 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 942 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "IMUNIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE PREVENTIVA" "resumo" => "UM DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO EDUCADOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É A LIMITAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS E/OU COM RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. TORNA-SE, ENTÃO NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE TRABALHOS E AÇÕES QUE CONGREGUEM E DISSEMINEM O CONHECIMENTO QUE ESTÁ SE FORMANDO, DE MANEIRA QUE POSSIBILITE A TROCA DE IDEIAS ENTRE PROFISSIONAIS, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL INTERESSADOS NO ASSUNTO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUA FUNÇÃO, RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO, POSICIONANDO-SE DE MANEIRA CRÍTICA DIANTE DOS FENÔMENOS QUE CERCAM O TEMA E ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE INFORMAÇÕES DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS E OS CONTEXTOS AOS QUAIS FORAM INSERIDOS. ESTA PESQUISA, QUANTO À ABORDAGEM, CARACTERIZA-SE COMO DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA SE ORIENTOU PELA ETNOGRAFIA ESCOLAR POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO, ELABORAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 14 AULAS QUE FORAM MINISTRADAS DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2018 EM DUAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CAIC JOSÉ JOFFILY (CAMPINA GRANDE/PB). A METODOLOGIA OFERECIDA, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES, POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REAL IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO, OS PROCESSOS QUE PODEM DESESTRUTURAR SUA INTEGRIDADE FÍSICA E FUNCIONAL, A PARTIR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU POTENCIAL E CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O PROFESSOR E COM OS TEMAS ABORDADOS, FATO ESTE QUE ASSOCIA-SE TAMBÉM À VALORIZAÇÃO HUMANA E A TRANSFORMAÇÃO DOS MODOS DE RELAÇÃO DOS SERES HUMANOS ENTRE SI E COM O CORPO HUMANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA, SAÚDE, IMUNIZAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1195_01082019163823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL CAIC JOSÉ JOFFILY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }