MAPAS COMO FERRAMENTAS DE LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56975 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 1635 "titulo" => "MAPAS COMO FERRAMENTAS DE LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS COMO RECURSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E EM CURSOS DE LICENCIATURA VOLTADOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DISCUTE AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO CURRÍCULO COM TDIC, DESTACANDO O LETRAMENTO DIGITAL A SER DESENVOLVIDO JUNTO COM OS ESTUDANTES, USANDO MAPAS CONCEITUAIS E COGNITIVOS. DESCREVE EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, CIRCULARES, DA INVESTIGAÇÃO E DA LITERATURA, MOSTRANDO SUAS POSSIBILIDADES DE USO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PUBLICAÇÃO DE SÍNTESES DE PRODUÇÕES REALIZADAS. OS MAPAS FORAM UTILIZADOS COMO INTERFACE MIDIÁTICA NAS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR; NA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA; NA OFICINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, OFERTADA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA DISCIPLINA TÉCNICAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA; NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM TIC (MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO). AS ATIVIDADES ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS VALORIZOU O USO DAS TDIC E NELAS FOI PROPOSTA A CRIAÇÃO DE MAPAS COMO ESPAÇO DE APROPRIAÇÃO DE INTERFACES COM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA USO DE TDIC NA PRÁTICA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades" "palavra_chave" => "TDIC, LETRAMENTO DIGITAL, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1635_06062019195656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO" "autor_nome_curto" => "LUIS PAULO MERCADO" "autor_email" => "luispaulomercado@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56975 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 1635 "titulo" => "MAPAS COMO FERRAMENTAS DE LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS COMO RECURSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E EM CURSOS DE LICENCIATURA VOLTADOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DISCUTE AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO CURRÍCULO COM TDIC, DESTACANDO O LETRAMENTO DIGITAL A SER DESENVOLVIDO JUNTO COM OS ESTUDANTES, USANDO MAPAS CONCEITUAIS E COGNITIVOS. DESCREVE EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, CIRCULARES, DA INVESTIGAÇÃO E DA LITERATURA, MOSTRANDO SUAS POSSIBILIDADES DE USO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PUBLICAÇÃO DE SÍNTESES DE PRODUÇÕES REALIZADAS. OS MAPAS FORAM UTILIZADOS COMO INTERFACE MIDIÁTICA NAS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR; NA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA; NA OFICINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, OFERTADA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA DISCIPLINA TÉCNICAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA; NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM TIC (MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO). AS ATIVIDADES ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS VALORIZOU O USO DAS TDIC E NELAS FOI PROPOSTA A CRIAÇÃO DE MAPAS COMO ESPAÇO DE APROPRIAÇÃO DE INTERFACES COM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA USO DE TDIC NA PRÁTICA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades" "palavra_chave" => "TDIC, LETRAMENTO DIGITAL, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1635_06062019195656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO" "autor_nome_curto" => "LUIS PAULO MERCADO" "autor_email" => "luispaulomercado@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }