PRÁTICAS DE ENSINO PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZADA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DO BICHO-PREGUIÇA A PARTIR DOS SABERES PRÉVIOS DAS CRIANÇAS
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57127 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZADA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DO BICHO-PREGUIÇA A PARTIR DOS SABERES PRÉVIOS DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO TEVE COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL A TENTATIVA DE SE PENSAR EM PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE SE UTILIZEM DA LITERATURA INFANTIL E TEMAS AMBIENTAIS CONCRETOS E CONTEXTUALIZADOS, COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SABEDORES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CONTEXTUALIZADA, QUE CONTEMPLE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E LEVE-OS A TRANSFORMAREM-NAS EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, POR MEIO DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO, OBJETIVAMOS INVESTIGAR O PAPEL DA LEITURA DE LIVRO INFANTIL NA PROMOÇÃO SABER CIENTÍFICO. UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM DE NATUREZA CONSTRUTIVISTA, COM ENFOQUE NO SEGUINTE PROCEDIMENTO: I) COLETA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO; II) CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA; E III) APLICAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DINÂMICAS E DE INTERESSE DOS PRÓPRIOS SUJEITOS. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DURANTE O DESENVOLVER DA INTERVENÇÃO, REGISTROU-SE: I) A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA EFICÁCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA; II) A DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS; E III) A CONSCIENTIZAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL QUANTO A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E OUTRAS QUESTÕES AMBIENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LITERATURA INFANTIL, ANOS INICIAIS, BICHO-PREGUIÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID2526_12082019213553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENYA FERNANDES DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ENYA" "autor_email" => "enya_fernandes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57127 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZADA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DO BICHO-PREGUIÇA A PARTIR DOS SABERES PRÉVIOS DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO TEVE COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL A TENTATIVA DE SE PENSAR EM PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE SE UTILIZEM DA LITERATURA INFANTIL E TEMAS AMBIENTAIS CONCRETOS E CONTEXTUALIZADOS, COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SABEDORES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CONTEXTUALIZADA, QUE CONTEMPLE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E LEVE-OS A TRANSFORMAREM-NAS EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, POR MEIO DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO, OBJETIVAMOS INVESTIGAR O PAPEL DA LEITURA DE LIVRO INFANTIL NA PROMOÇÃO SABER CIENTÍFICO. UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM DE NATUREZA CONSTRUTIVISTA, COM ENFOQUE NO SEGUINTE PROCEDIMENTO: I) COLETA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO; II) CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA; E III) APLICAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DINÂMICAS E DE INTERESSE DOS PRÓPRIOS SUJEITOS. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DURANTE O DESENVOLVER DA INTERVENÇÃO, REGISTROU-SE: I) A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA EFICÁCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA; II) A DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS; E III) A CONSCIENTIZAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL QUANTO A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E OUTRAS QUESTÕES AMBIENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LITERATURA INFANTIL, ANOS INICIAIS, BICHO-PREGUIÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID2526_12082019213553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENYA FERNANDES DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ENYA" "autor_email" => "enya_fernandes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }