RELATO DAS DIFICULDADES EM APRENDER QUÍMICA DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57177 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 2719 "titulo" => "RELATO DAS DIFICULDADES EM APRENDER QUÍMICA DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ABORDA AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR 65 DISCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS CURSOS DE EDIFICAÇÕES, GEOLOGIA E INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS PICUÍ, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PICUÍ, ESTADO DA PARAÍBA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS DISCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS PICUÍ. O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI CONDUZIDO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TENDO COMO NATUREZA A PESQUISA QUALITATIVA, A FIM DE DESCREVER O PERFIL DOS ESTUDANTES, E COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS O USO DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CONTENDO QUATORZE PERGUNTAS, DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS PRINCIPAIS: DADOS SOCIOCULTURAIS E EM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA REALIZADA SISTEMATIZOU DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. OBSERVA-SE QUE OS PESQUISADOS CULPABILIZAM O DOCENTE E A METODOLOGIA UTILIZADA. PORÉM, A FALTA DE INTERESSE É RECORRENTE NAS RESPOSTAS E PREOCUPAM QUANTO AO DESESTÍMULO DOS JOVENS FRENTE AO ENSINO DE QUÍMICA. A TENTATIVA DE DIRIMIR OS OBSTÁCULOS É RECORRENTE, VISTO QUE SÃO TRABALHADOS ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS, COMO USO DE LABORATÓRIO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS. NA LITERATURA SÃO REPORTADOS DIVERSOS TRABALHOS MOSTRANDO PROPOSTAS POSSÍVEIS PARA ATRAIR A ATENÇÃO BEM COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA NÃO CONTEUDISTA, SUGERINDO UMA ABORDAGEM QUE TRANSFORME O TEMA DO CONTEÚDO EM CONTEXTO PRINCIPAL, DESCARACTERIZANDO O CUNHO EXEMPLIFICATIVO DOS ELEMENTOS DO COTIDIANO DOS ENVOLVIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTUDO DE CASO, OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2719_10082019143115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANÚBIO LEONARDO BERNARDINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANÚBIO" "autor_email" => "danubioleonardo@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57177 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 2719 "titulo" => "RELATO DAS DIFICULDADES EM APRENDER QUÍMICA DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ABORDA AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR 65 DISCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS CURSOS DE EDIFICAÇÕES, GEOLOGIA E INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS PICUÍ, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PICUÍ, ESTADO DA PARAÍBA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS DISCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS PICUÍ. O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI CONDUZIDO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TENDO COMO NATUREZA A PESQUISA QUALITATIVA, A FIM DE DESCREVER O PERFIL DOS ESTUDANTES, E COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS O USO DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CONTENDO QUATORZE PERGUNTAS, DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS PRINCIPAIS: DADOS SOCIOCULTURAIS E EM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA REALIZADA SISTEMATIZOU DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. OBSERVA-SE QUE OS PESQUISADOS CULPABILIZAM O DOCENTE E A METODOLOGIA UTILIZADA. PORÉM, A FALTA DE INTERESSE É RECORRENTE NAS RESPOSTAS E PREOCUPAM QUANTO AO DESESTÍMULO DOS JOVENS FRENTE AO ENSINO DE QUÍMICA. A TENTATIVA DE DIRIMIR OS OBSTÁCULOS É RECORRENTE, VISTO QUE SÃO TRABALHADOS ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS, COMO USO DE LABORATÓRIO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS. NA LITERATURA SÃO REPORTADOS DIVERSOS TRABALHOS MOSTRANDO PROPOSTAS POSSÍVEIS PARA ATRAIR A ATENÇÃO BEM COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA NÃO CONTEUDISTA, SUGERINDO UMA ABORDAGEM QUE TRANSFORME O TEMA DO CONTEÚDO EM CONTEXTO PRINCIPAL, DESCARACTERIZANDO O CUNHO EXEMPLIFICATIVO DOS ELEMENTOS DO COTIDIANO DOS ENVOLVIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTUDO DE CASO, OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2719_10082019143115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANÚBIO LEONARDO BERNARDINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANÚBIO" "autor_email" => "danubioleonardo@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }