TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57275 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO" "resumo" => "O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, ENSINO DE SOLOS, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID1394_01072019201418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVSON DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "IVSON SOUSA" "autor_email" => "ivsonsousa33@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57275 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO" "resumo" => "O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, ENSINO DE SOLOS, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID1394_01072019201418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVSON DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "IVSON SOUSA" "autor_email" => "ivsonsousa33@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }