UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57322 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA" "resumo" => "BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HIDROCARBONETOS, PETRÓLEO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID39_25062019171424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOABI FAUSTINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOABE FERREIRA" "autor_email" => "joabeufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57322 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA" "resumo" => "BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HIDROCARBONETOS, PETRÓLEO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID39_25062019171424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOABI FAUSTINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOABE FERREIRA" "autor_email" => "joabeufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }