Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA

Palavra-chaves: GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS Comunicação Oral (CO) Mídias, discursos e questões de gênero
0 of 0
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5762 "edicao_id" => 18 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 159 "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA" "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo.As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do mascu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero" "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES" "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-conages" "edicao_nome" => "Anais X CONAGES" "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conages/2014" "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png" "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5762 "edicao_id" => 18 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 159 "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA" "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo.As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do mascu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero" "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES" "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-conages" "edicao_nome" => "Anais X CONAGES" "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conages/2014" "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png" "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.