A LITERATURA SURDA E O SEU USO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE PÚBLICA DO RECIFE
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5821 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "A LITERATURA SURDA E O SEU USO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE PÚBLICA DO RECIFE" "resumo" => "A literatura sempre foi um importante fator no desenvolvimento da leitura, letramento e identidade dos indivíduos, abre portas para um novo mundo repleto de possibilidades e ajuda na construção de diversos elementos cognitivos. Para os indivíduos surdos que utilizam a língua de sinais, as produções literárias em sua língua ainda caminham a passos lentos, devido a diversos fatores históricos e socioculturais. Veremos brevemente, como os professores do ensino fundamental de Educação Especial vêm ajudando a esses indivíduos a erguerem pontes que os conectem com o universo literário na construção do conhecimento linguístico, identitário e cultural que possibilite um contato com a sua cultura e a do outro, diante de tantos desafios que surgem todos os dias. PALAVRAS-CHAVE: literatura surda, Educação Especial, universo literário, identidade, cultura, ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA DE SINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_21_48_55_idinscrito_1269_813a4dc9d1d960761b1a33fa8056639f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISY MARIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "DAISY MELO" "autor_email" => "daisy_msm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5821 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "A LITERATURA SURDA E O SEU USO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE PÚBLICA DO RECIFE" "resumo" => "A literatura sempre foi um importante fator no desenvolvimento da leitura, letramento e identidade dos indivíduos, abre portas para um novo mundo repleto de possibilidades e ajuda na construção de diversos elementos cognitivos. Para os indivíduos surdos que utilizam a língua de sinais, as produções literárias em sua língua ainda caminham a passos lentos, devido a diversos fatores históricos e socioculturais. Veremos brevemente, como os professores do ensino fundamental de Educação Especial vêm ajudando a esses indivíduos a erguerem pontes que os conectem com o universo literário na construção do conhecimento linguístico, identitário e cultural que possibilite um contato com a sua cultura e a do outro, diante de tantos desafios que surgem todos os dias. PALAVRAS-CHAVE: literatura surda, Educação Especial, universo literário, identidade, cultura, ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA DE SINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_21_48_55_idinscrito_1269_813a4dc9d1d960761b1a33fa8056639f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISY MARIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "DAISY MELO" "autor_email" => "daisy_msm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }