A PRESENÇA DA BANDE DESSINÉE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) NÍVEL INTERMEDIÁRIO (B1-B2)
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5841 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "A PRESENÇA DA BANDE DESSINÉE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) NÍVEL INTERMEDIÁRIO (B1-B2)" "resumo" => "A bande dessinée (BD) é um gênero que, se utilizado em aula de francês língua estrangeira (FLE), pode favorecer a formação de jovens leitores em FLE e fazê-los desenvolver as habilidades de compreensão escrita e expressão oral. Dessa forma, considerando o caráter flexível e rico da BD, esse trabalho verifica a presença da mesma em livros didáticos (LD) de FLE dos níveis intermediários (B1-B2) e a abordagem dada a esse gênero. Para isso, nos fundamentamos em leituras anteriormente feitas por Cagnin (1975), Vergueiro (2004), Djamel (2007), Almeida (2010), Miranda ; Pinheiro-Mariz (2012, 2013) e Zabala (2010). Os resultados prelimirares mostram a escassez da BD nos LD seguida de uma abordagem que não alcança a completude das suas potencialidades no contexto de ensino-aprendizagem de FLE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Literatura infanto juvenil e ilustração" "palavra_chave" => "BANDE DESSINÉE, FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, JOVENS LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_09_07_10_idinscrito_1056_f34d0f25d1902f9278df2dd27dc5d934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORAH ALVES MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DÉBORAH MIRANDA" "autor_email" => "deborah.alves79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5841 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "A PRESENÇA DA BANDE DESSINÉE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) NÍVEL INTERMEDIÁRIO (B1-B2)" "resumo" => "A bande dessinée (BD) é um gênero que, se utilizado em aula de francês língua estrangeira (FLE), pode favorecer a formação de jovens leitores em FLE e fazê-los desenvolver as habilidades de compreensão escrita e expressão oral. Dessa forma, considerando o caráter flexível e rico da BD, esse trabalho verifica a presença da mesma em livros didáticos (LD) de FLE dos níveis intermediários (B1-B2) e a abordagem dada a esse gênero. Para isso, nos fundamentamos em leituras anteriormente feitas por Cagnin (1975), Vergueiro (2004), Djamel (2007), Almeida (2010), Miranda ; Pinheiro-Mariz (2012, 2013) e Zabala (2010). Os resultados prelimirares mostram a escassez da BD nos LD seguida de uma abordagem que não alcança a completude das suas potencialidades no contexto de ensino-aprendizagem de FLE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Literatura infanto juvenil e ilustração" "palavra_chave" => "BANDE DESSINÉE, FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, JOVENS LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_09_07_10_idinscrito_1056_f34d0f25d1902f9278df2dd27dc5d934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORAH ALVES MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DÉBORAH MIRANDA" "autor_email" => "deborah.alves79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }