CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA: INDAGAÇÕES AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA VITÓRIA BEZERRA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 589 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA: INDAGAÇÕES AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA VITÓRIA BEZERRA" "resumo" => "O trabalho se insere nas discussões sobre “currículo, conhecimento e cultura”, a partir da perspectiva do multiculturalismo. Entende-se que, cada vez mais, vem se apresentando a necessidade de se estabelecer uma relação próxima entre os conhecimentos escolares e a cultura do educando. Por se considerar, da mesma forma, que é o currículo quem norteia as práticas pedagógicas das instituições de ensino é que se realizou este estudo; objetivando refletir quais relações se estabelecem entre currículo, conhecimento e cultura nas práticas pedagógicas das instituições educativas. Assim, o artigo consiste uma atividade de pesquisa efetivada na disciplina Currículo e Escola, do curso de Pedagogia da UFCG, campus de Cajazeiras-PB. Na vivencia, realizou-se uma análise temática a partir do exame do Projeto Político-Pedagógico de uma escola pública municipal. Além do exame de documentos, a atividade empreendeu visitas ao campo de estudo e aplicação de uma entrevista semi-estruturada ao Gestor. Observa-se, como resultado, que a forma como a escola pesquisada vem trabalhando a relação currículo, conhecimento e cultura, apresenta-se insatisfatória, pois há um distanciamento entre os objetivos almejados pelo PPP da instituição e a realidade educativa vivenciada cotidianamente. Nesse sentido, a discussão que se realiza, no texto, apresenta relevância para a educação na medida em que propõe que as escolas revejam os seus currículos e procurem direcionar as práticas pedagógicas a uma metodologia que respeite a diversidade cultural; evitando-se preconceitos e estereótipos que, em geral, encontram-se disseminados na própria prática social." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Conhecimento, Cultura, Projeto político-pedagógico" "idioma" => "Português" "arquivo" => "12378cba9d6fab445b00ba29fafb8755_218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MARIA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.0907@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 589 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA: INDAGAÇÕES AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA VITÓRIA BEZERRA" "resumo" => "O trabalho se insere nas discussões sobre “currículo, conhecimento e cultura”, a partir da perspectiva do multiculturalismo. Entende-se que, cada vez mais, vem se apresentando a necessidade de se estabelecer uma relação próxima entre os conhecimentos escolares e a cultura do educando. Por se considerar, da mesma forma, que é o currículo quem norteia as práticas pedagógicas das instituições de ensino é que se realizou este estudo; objetivando refletir quais relações se estabelecem entre currículo, conhecimento e cultura nas práticas pedagógicas das instituições educativas. Assim, o artigo consiste uma atividade de pesquisa efetivada na disciplina Currículo e Escola, do curso de Pedagogia da UFCG, campus de Cajazeiras-PB. Na vivencia, realizou-se uma análise temática a partir do exame do Projeto Político-Pedagógico de uma escola pública municipal. Além do exame de documentos, a atividade empreendeu visitas ao campo de estudo e aplicação de uma entrevista semi-estruturada ao Gestor. Observa-se, como resultado, que a forma como a escola pesquisada vem trabalhando a relação currículo, conhecimento e cultura, apresenta-se insatisfatória, pois há um distanciamento entre os objetivos almejados pelo PPP da instituição e a realidade educativa vivenciada cotidianamente. Nesse sentido, a discussão que se realiza, no texto, apresenta relevância para a educação na medida em que propõe que as escolas revejam os seus currículos e procurem direcionar as práticas pedagógicas a uma metodologia que respeite a diversidade cultural; evitando-se preconceitos e estereótipos que, em geral, encontram-se disseminados na própria prática social." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Conhecimento, Cultura, Projeto político-pedagógico" "idioma" => "Português" "arquivo" => "12378cba9d6fab445b00ba29fafb8755_218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MARIA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.0907@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }