O OLHAR E A VOZ NA LEITURA LITERÁRIA EM PERFORMANCE
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6057 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "O OLHAR E A VOZ NA LEITURA LITERÁRIA EM PERFORMANCE" "resumo" => "A partir de cenas de leitura em performance vivenciadas em um curso de extensão intitulado “Leitura e expressão corporal” oferecido para professores da rede pública e privada do ensino, o presente trabalho pretende refletir sobre o trabalho com o olhar e com a voz na formação do leitor literário. Os percursos do olhar e as experimentações vocais podem instaurar um campo de pesquisa corporal no contato com o texto literário. A cada ato de leitura em performance (ZUMTHOR, 2000, 2005) entra-se no jogo do texto (ISER, 2002), modulam-se versos e narrativas na voz e no corpo, o que delineia múltiplas possibilidades de interpretação do texto; dessa forma, a leitura pode se tornar um campo significativo para uma compreensão analítica do texto, uma via que não se dá somente por uma aproximação reflexiva do texto (GUMBRECHT, 2010, 2012), mas pelo contato sensorial com a matéria da palavra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, PERFORMANCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_16_10_36_idinscrito_133_a3fce7dfbf86595cb5853f8789b15f63.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA KEFALAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANA" "autor_email" => "llycaoliveira@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6057 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "O OLHAR E A VOZ NA LEITURA LITERÁRIA EM PERFORMANCE" "resumo" => "A partir de cenas de leitura em performance vivenciadas em um curso de extensão intitulado “Leitura e expressão corporal” oferecido para professores da rede pública e privada do ensino, o presente trabalho pretende refletir sobre o trabalho com o olhar e com a voz na formação do leitor literário. Os percursos do olhar e as experimentações vocais podem instaurar um campo de pesquisa corporal no contato com o texto literário. A cada ato de leitura em performance (ZUMTHOR, 2000, 2005) entra-se no jogo do texto (ISER, 2002), modulam-se versos e narrativas na voz e no corpo, o que delineia múltiplas possibilidades de interpretação do texto; dessa forma, a leitura pode se tornar um campo significativo para uma compreensão analítica do texto, uma via que não se dá somente por uma aproximação reflexiva do texto (GUMBRECHT, 2010, 2012), mas pelo contato sensorial com a matéria da palavra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, PERFORMANCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_16_10_36_idinscrito_133_a3fce7dfbf86595cb5853f8789b15f63.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA KEFALAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANA" "autor_email" => "llycaoliveira@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }